REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: INFRAÇÕES PRATICADA POR MENORES
Por: rosanaalves • 14/9/2018 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Cidade
2018
ROSANA MACHADO FARIAS[pic 6]
[pic 7]
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL:
INFRAÇÕES PRATICADA POR MENORES.
Trabalho de Conclusão de Curso á UNIAN – Universidade Anhanguera de São Paulo, como requisito parcial para obtenção parcial do titulo de graduação em Direito.
Orientador: Paula Ciglione Tavares
São Paulo
2018
1 INTRODUÇÃO
A redução da maioridade penal é um dos temas mais discutidos na atualidade. Isso se dá por diversos motivos, e entre eles o de preservar a criança e o adolescente das punições de seus atos infracionais.
Crianças e adolescentes são protegidos e amparados por lei especifica, e o Código Penal pátrio em seu artigo 27, determina o patamar de 18 anos completos para que o indivíduo responda criminalmente por seus atos, as punições para menores infratores ocorrem através de medidas socioeducativas para adolescentes e medidas do artigo 101 do ECA para as crianças.
Dentro do cenário complexo do referido assunto, seria um progresso ou um prejuízo para a sociedade a redução da maioridade penal para 16 anos, grande parte dos especialistas, descreve como inconstitucional tal medida, os mesmos afirmam que reduzir a inimputabilidade penal não diminuiria maneira alguma os índices de criminalidade.
No Brasil os crimes efetuados por menores infratores, vem aumentando consideravelmente, preocupa a sociedade o crescente registro de crimes, onde menores são autores, ou responsabilizados por assassinatos e roubos cometidos por pessoa maior ou facções, isto vem ocorrendo pois não há punição e um sistema de correção adequado, proporcionando aos criminosos o cometimento de novos crimes.
1.1 O PROBLEMA
Reduzir a maioridade penal é a única solução para diminuição da criminalidade,
Ou seria uma medida paliativa que não atingira o cerne da questão?
Coloco ainda, até quando a sociedade irá tolerar violência, mortes, e uma serie de crimes cometidos por menores infratores, aonde a imputabilidade lhe garante a certeza absoluta de que pouco ou quase nada acontecerá.
2 OBJETIVOS
O intuito central deste artigo visa demonstrar soluções preventivas para a diminuição dos índices de criminalidade na infância e adolescência, assim como reeducação dos jovens, no proposito de evidenciar que a redução da maioridade é uma solução sua temporária, e que não resolverá o problema em sua raiz.
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
É importante abordar o papel e a responsabilidade da família, do Estado e da sociedade no desenvolvimento psicológico e comportamental da criança e do adolescente, uma vez que a Constituição Federal determina a todos o dever de proteção integral a criança e o adolescente.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
O que justifica o estudo deste artigo, é sem duvida a relevância de estudar outros caminhos para solucionar o problema do menor infrator, observando nova hipóteses, já que solução para diminuir esses índices alarmantes de criminalidade estão todos em nosso ordenamento jurídico, portanto é inadequado decidir inconstitucionalmente a redução da maioridade penal.
Analisar o perfil das crianças e adolescentes infratores, e quais as possíveis razões e motivos que levam os mesmos a praticar crimes. Neste sentido observar crimes cometidos por estes jovens dentro da instituição de internação socioeducativa.
...