RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO: BAGATELA
Por: Andryelle França • 9/9/2021 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 2.367 Visualizações
RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO: BAGATELA
Direção: Clara Ramos
Brasil/SP, 2009, 52min
O Documentário Bagatela nos permite conhecer as histórias de três mulheres presas por furtos ínfimos: Maria Aparecida (presa em flagrante, após um surto psicótico, furtar em uma Farmácia um xampu e condicionador, perdurou presa por 1 ano, foi tortura covardemente, perdendo a visão); Sueli (condenada por furtar um queijo e duas bolachas, ficou dois anos encarcerada); por fim, Vânia (dependente química, reincidente, presa pela décima vez por furtar 5 reais).
Para melhor análise, entender o conceito de bagatela é fundamental:
Os "delitos de bagatela" são crimes que inicialmente se revestem de tipicidade, contudo, esta é afastada em razão da lesão ao bem jurídico não provocar uma reprimenda por parte da sociedade, de modo que não se faz preciso a ação das normas de Direito Penal. O valor do princípio da insignificância também pode ser visto na sua atividade limitativa, pois faz com que se restrinja aos atos verdadeiramente ofensivos à coletividade, assegurando desse modo, o conceito de proporcionalidade que as sanções precisam manter com o dano provocado pelo crime. Sendo assim, devem-se afastar da seara penal as condutas de importância ínfima, buscando repelir a sobrecarga das lides que acomete o judiciário. (ACKEL FILHO, 1988,p.73)
Os casos das mulheres, nos apresenta a problemática do excesso de punição por atos assim, singelos, apresenta ainda, a falta de compaixão que as mesmas foram tratadas. Não que o sistema penal tenha que ser movido por dó, mas com proporcionalidade.
O documentário, deixa visível o quão injusto é o nosso sistema judicial e prisional pode ser. Uma vez que, as pessoas que praticam esses delitos se encontram em uma vulnerabilidade social ou psicológica. Trazendo ainda, um prejuízo ao sistema penitenciário, visto que, o custo de um processo é maior que o da lesão causada.
...