RESENHA JOSE KAFKA
Por: memachado • 1/9/2018 • Resenha • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
Introdução
Relata a história que Josef K. no dia do seu aniversario de 30 anos fora detido por dois guardas. Ele é preso injustamente e sem saber o porquê de estar sendo indiciado fica indignado, os guardas que o prende são arrogantes e prepotentes, até tentam pedir suborno a Josef. Ao decorrer da história K. é levado a um local (aposentos da senhora Burstner) com vários homens além de seus guardas, ele é ouvido em uma “audiência de instrução”, no entanto, acaba sendo rude com o supervisor. Após, Josef acaba sendo liberado para ir trabalhar tendo em mente que o processo é real e bastante sério. Ele passa o dia inteiro se sentindo culpado pelo fato de terem adentrado ao aposento de sua “vizinha” sem permissão, portanto resolve ficar esperando-a até o momento de sua chegada. Quando a mesma chega, Josef explica toda a situação e pede desculpa por todo o ocorrido. Adiante, K. é intimado para um interrogatório, ele vai para o local no dia e hora marcada, no entanto acaba se atrasando porque demora para encontrar a “sala” correta. Ele não esperava encontrar um lugar com uma estrutura tão precária, K. chega com o intuito de provar sua inocência, e, de novo acaba por ser rude com o Superior, percebe-se ai uma característica muito marcante desse personagem, a arrogância e perseverança. Adiante, K retorna ao local insalubre, diversas outras vezes, uma porque acreditou que haveria outra audiência e, outra para uma conversa com o pintor mais a frente, ao final do livro. K, dias após o julgamento se vê pressionado pelo tioo a ir conversar com um advogado, no entanto ao decorrer dos dias ele percebe que o seu processo não está sendo levado a sério e acaba por demitir o advogado. Toda história segue sem que se conheça quem teria denunciado K. e o motivo de ter sido indiciado. Apesar disso, ele busca o tempo todo tentar descobrir pelo que estava sendo acusado, quem o denunciara e com base em qual lei. Após ter demitido seu advogado, Josef tenta contatar o judiciário, porém é pouco sucedido, o que ele encontra são muitos processos, sendo o seu apenas mais um que ficaria em espera por um longo tempo. Todo o desenrolar do processo lhe parecia inverossímil, as testemunhas possuíam atitudes duvidosas e até mesmo absurdas. Por fim, Josef se vê sem forças para continuar lutando contra esse sistema opressor e desiste de seu processo. Ele contrata dois homens e esses são encarregados por lhe dar uma morte, mas o mais interessante é que, mesmo quando K. estava prestes a morrer ele teve esperança de ser inocentado.
Principais obras
As obras mais conhecidas – famosas – são: "A Metamorfose", "O Processo", "O Castelo", "O Foguista" ( primeiro capítulo de "América"), "A Sentença" e "O Artista da Fome".
Biografia do autor
Franz Kafka (1883-1924) foi um escritor tcheco ficcional, considerado junto a outros com um dos maiores escritores de literatura moderna. Ele nasceu em julho de 1883, era filho de um comerciante judeu que por sua vez era muito rigoroso, cresceu sob as influências de culturas diferentes; a tcheca, a judia e a alemã.
Durante sua adolescência, declarou-se ateu e socialista. Participou de grupos anarquistas e, no fim da vida, participou do movimento sionista. Cursou Direito em Praga e formou-se em 1906. Após, passou a trabalhar em companhias de seguros e em outros momentos dedicou-se a vida de escritor – sua grande paixão –, lembrando que ele nunca deixou de fazer um por causa do outro, sempre tentou conciliar as duas coisas. Em 1917, foi obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose (doença que lhe “trouxe” a morte). A maior parte das suas obras foi publicada após sua morte.
Franz também teve grande parte na chamada Escola de Praga, movimento que visava adicionar à escrita certo realismo, ou seja, criticar através da escrita ou, até mesmo engrandecer algo já existente. uma inclinação à uma síntese entre uma lucidez e uma forte irracionalidade.
Kafka morreu devido à tuberculose e desnutrição. Antes de morrer ele pediu seu amigo Max Brod que queimasse todos os seus manuscritos, no entanto Brod não seguiu o que fora pedido e acabou por publicar as obras de Franz, mesmo algumas estando incompletas.
...