Responsabilidade Civil do Empregador no Acidente de Trabalho
Por: esdrasvincius • 24/10/2018 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
TEMA:
Responsabilidade Civil do Empregador no Acidente de Trabalho
PROBLEMA:
Qual a natureza da responsabilidade civil do empregador em decorrência de acidente de trabalho?
.......................................................................................................................................
TEMA:
A Legítima Defesa no Direito Penal Brasileiro
PROBLEMA:
O agente que se defende da agressão injusta utilizando os meios necessários em excesso, responderá pelo uso excessivo dos meios de defesa?
........................................................................................................
TEMA:
Assédio moral no ambiente de trabalho.
PROBLEMA:
Ordenamento Jurídico do nosso país esta preparado para punir o assediador? Está sendo justo na aplicação de normas e sansões para o combate a prática do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho?
TEMA:
CRIME OU INFRAÇÃO: punir ou reeducar o adolescente em conflito com a lei (penal)?
PROBLEMA:
A questão do menor em conflito com a lei tem sido um tema recorrente nos meios sociais e acadêmicos. Há segmentos da sociedade que entendem como solução para tal problemática a redução da maioridade que passaria de 18 para 16 anos, no entanto, existe outro segmento que defende que a redução da maioridade não seria a solução, acreditam que a correta implementação das medidas sócio-educativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente é suficiente e eficiente para ressocializar os jovens que se encontram em conflito com a lei. Surge então o questionamento: está na hora de tornar mais eficaz a aplicação do ECA? Ou seria mais viável a redução da maioridade penal?
.......................................................................................................................................
TEMA:
Alienação Parental e a realidade dos Processos Judiciais no Direito de Família.
PROBLEMA:
Atualmente verifica-se um crescimento geométrico dos litígios judiciais familiares conduzidos ao Poder Judiciário, direcionado a vários ramos do direito de família desde a pensão alimentícia, do divórcio e da disputa de guarda de forma que possuem em comum os danos causados a estrutura familiar, principalmente a dignidade e os demais direitos fundamentais dos filhos, chegando a ponto de pormenorizar o referencial familiar impossibilitando o convívio ou até mesmo ensejando falsas denúncias de crimes entre cônjuge filho. Chegamos assim a uma incógnita: os litígios processuais no ramo do Direito de Família demonstram as conseqüências provenientes da Alienação Parental?
...