Resumos: Direito Cívil
Por: torreslima • 10/5/2019 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
Direito Potestativo
Os direitos potestativos são aqueles que constituem ou desconstituem uma determinada relação jurídica.
Diz-se como ato potestativo aquele de depende somente da vontade uma das partes, cabendo a outra apenas aceitar, não cabe discussão sobre o assunto tratado. Desta forma, a ele não se contrapõe um dever, mas uma sujeição.
Fontes do direito
As fontes do Direito são os meios pelos quais se formam ou estabelecem o ordenamento jurídico, nas sábias palavras de Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona " Trata-se, em outras palavras, de instâncias de manifestação normativa".
Fontes Materias
As fontes materiais são aquelas estabelecidas a partir de fatos concretos e movimentos sociais, políticos, econômicos, etc. Pode-se dizer que o direito tem sua origem de fato de diversos movimentos sociais que interferem nas relações políticas do Estado.
Fontes Formais
São aquelas que positivam ou documentos o ordenamento jurídico, tais fontes são divididas em duas esferas, as fontes primárias e as fontes secundárias.
A fonte primária é a LEI, a lei é positivada e é a maior fonte no ordenameto jurídico por ser geral, hiperativa, imposta, cabível de sansão, de cunho púbilco, etc.
A lei sempre deve ser observada em primeiro lugar pelo aplicador do direito ao caso concreto de forma que ela regule as situações apresentadas.
Mas quando há uma lacuna normativa aplicá-se as fontes secundárias de direito. Seguindo o descrito no art 4° da LINDB são consideração fontes sevundárias: analogia, costumes eos princípios gerais de direito.
Analogia
A analogia é usado pelo aplicador do direito no caso de lacuna normativa onde se aplica integração do sistema jurídico fazendo uso de uma lei ou um conjunto de leis próximos para a subsunção do caso concreto
A analogia é dividida em duas espécias:
1. Analogia Legis/Legal- uso apenas uma norma próxima.
2. Analogia Jurídica/Juris- uso de um conjunto de normas próximas.
Costumes
Os costumes são práticas sociais que são reinterados pelo direito e tem um conteúdo lícito e relevantes para a sociedade de forma que passa a integrar a fontes de direito. Existem espécies de costumes:
1. Secundum Legem ( Segundo a lei).
2. Para eter legem (Na falta da lei), nesse caso, no entanto, mesmo na falta da lei o costume não pode ser Contra Legem, contra lei.
Princípos que regem o diretio civil
São princípios fundamentais da legislação civil a operabilidade, eticidade e sociedade.
Tridimencionalismo Jurídico:
Os princípios fundamentais do direito civil se caracterizam como pilares das relações privadas.
eticidade: é a qualidade ser ético e moral, nas relações jurídicas a equidade é uma cláusula geral que diz respeito a boa fé e equidade.
sociabilidade: diz respeito a solidariedade, quebrando a coisa do individualismo, trazendo consigo um pilar que visa tratar sobre desigualdades, causas sociais e um príncipio que trata da sociedade como um todo visando o bem-comum.
...