Trabalho interdisciplinar no direito
Por: Caio Felipe • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
O Brasil por sua vez é composto de diferentes terrenos e formação geológicas com uma grande diversidade de minérios gerando uma produção de 72 substancias minerais, sendo 23 metálicas, 45 não-metálicas e 4 energéticas.
No Brasil temos 3.354 minas, que se dividem em:
[pic 1]
Essas minas podem ser classificas de grande, médio ou pequeno porte seno que a de pequeno porte tende a explorar a classe de minerais não-metálicos.
Mostraremos agora, um gráfico que representa o número de minas em função das classes minerarias em 2010
[pic 2]
O Brasil ocupa um lugar importante na tabela de exportação de substancias minerarias, veja:
[pic 3]
A população muitas das vezes ficam com receio quanto á instalação de mineradora na cidade, pelo fato da mídia passar uma visão degradadora da mesma. Mas não são causados apenas degradações nos locas onde a mineradora se encontra, e sim benefícios também como mostramos na lista abaixo:
- Benefícios sociais: Geração de emprego e renda;
- Geração de impostos e taxas (IR, ICMS, CFEM);
- Melhoria da infra da infra-estrutura estrutura e sua e sua interiorização; interiorização;
- Crescimento do consumo devido à maior renda e sua redistribuição;
- Desenvolvimento de cadeias produtivas e agregação de valor, melhorando a competitividade setorial.
(http://geofisicabrasil.com/noticias)
No gráfico abaixo mostraremos o grande número de cargos de trabalhos em mineradoras no Brasil dividindo os trabalhadores em 2 setores, nos quais são área de extração e transformação mineral.
[pic 4]
De acordo com os dados do IBRAM o número de empregos no setor pode aumentar já que serão investidos no ano de 2011 á 2015 cerca de 68,5 bilhões de dólares no território nacional, sendo que 36% e 35% serão investidos especialmente no estado de Minas Gerais e Para.
O gráfico a baixo mostra os investimentos em mineração em todo o Brasil:
[pic 5]
Por mais que os setores sejam grandemente desenvolvidos ha um desafio para os profissionais dessa área, que poderia tornar ainda mais lucrativa e volumosa a economia, vejamos:
- Conhecimento geológico
- Infraestrutura
- Mão de obra especializada
- Crédito
O Brasil investe muito pouco na área de mineração, cerca de 234 milhões de dólares sendo que há um território bem maior a ser explorado, invista de outros países como o Chile e o México que investem cerca de 365 milhões de dólares, para aumentos de lucros e necessário investimentos nas áreas de: logística, energia e telecomunicações.
Nos dias atuais o Brasil por investir pouco na área, forma cerca de 30 Mil engenheiros por ano, sendo que em países como Índia, China e Corea do Sul são formados respectivamente cerca de 350, 151 e 80 mil engenheiros por ano.
O Setor minerário tem grande importância para o Brasil, seja para colocá-lo em destaque no mercado internacional e para a economia do País. Mais como o investimento é pouco, o lucro poderia ser bem maior para a melhoria na área de mineração.
Fontes
A importância da Mineração no Brasil - CETEM
...