Comunicação midia e cultura
Por: Alice Chassot • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
1. Que habilidades administrativas faltaram aos gestores da NASA?
Segundo Daft, gestão ou administração é a realização dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, através do planejamento, da organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
No meu entendimento não houve uma técnica e sequencia no controle da gestão da NASA.
Faltaram habilidade e interesse de um líder maior que desse o direcionamento adequado à situação financeira e ao panorama de cada época, pois ano a ano as expectativas dos governantes e da população mudam.
Para que um trabalho funcione, em primeiro lugar deve haver um líder que acredite no trabalho proposto e passe essa motivação aos seus funcionários. Pelo que entendemos no texto, após a saída do Presidente John F. Kennedy, houve a queda da NASA. Este é um exemplo claro de que numa administração, seja ela qual for, para que funcione, o Diretor, Presidente ou CEO, devem ser os principais motivadores e idealizadores do projeto.
Outro fator preponderante foi a escassez de recursos. Neste cenário os atuais administradores não quiseram mais seguir conduzindo a empresa sem ser nos antigos padrões.
Isso ocorre em função de uma falta de habilidade em conduzir os colaboradores com redução dos custos e mantendo o mesmo padrão de trabalho, já que os profissionais, pelo visto, eram os mesmos e a tecnologia avançava a cada dia.
Como resultado, os empregados, engenheiros e desenvolvedores da NASA, se sentiram limitados sabendo que se seus projetos não fossem baratos e consequentemente de baixa qualidade nem sairiam do papel, isso fez com que eles não se sentissem encorajados a desenvolver todo seu potencial de trabalho e pesquisa.
Com um foco definido, poderia ser incentivado o trabalho em equipe e o somatório de força e conhecimento. Faltou que os gestores incentivarem os colaboradores de NASA a agir em conjunto e não disputando verbas e poder, como cita o texto.
2. Ao encorajar os empregados a "mandar brasa", de que modo a administração da NASA mostrou falta de liderança e solapou o "moral" dos empregados?
Foi solicitado que ‘mandasse brasa’ para que se reduzissem os custos para que se mantivesse a empresa viva. Esta redução provocou uma série de erros e insucessos. A ‘moral’ dos empregados baixa no momento que o colaborador percebe a má administração e ela se torna pública, como na queda do ônibus espacial Challenger e os defeitos no Telescópio Espacial Huble.
Com o dinheiro curto, as decisões que os administradores normalmente tomariam já não são as mesmas e as equipes percebem que só cortar custos não soluciona problemas de gestão e direcionamento.
3. Quem poderia (ou não) ser considerado o líder da NASA?
O líder deveria ser o Presidente da República, ou alguém a quem ele delegasse o poder de gerir a NASA.
É ele quem determina as ordens, aceita as ações a serem determinadas e motiva a equipe.
É dele o papel de selecionar os projetos, sempre pensando em aplicar da melhor maneira possível os recursos disponíveis, de acordo com os objetivos e cenário político e econômico de cada época.
...