O Comércio e o Marketing Aplicado
Por: ADRIEDIMAR • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.160 Palavras (9 Páginas) • 318 Visualizações
SUMÁRIO
1. TEMA 3
2. PROBLEMA 3
3. OBJETIVOS 3
3.1 OBJETIVOS GERAIS 3
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
4. JUSTIFICATIVA 3
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
5.1 HISTÓRIA DO COMÉRCIO 4
5.2 TIPOS DE COMÉRCIO 5
5.3 COMÉRCIO BRASILEIRO 5
6. MARKETING 6
6.1 TIPOS DE COMÉRCIO 7
7. CLIENTES 8
7.1 ATENDIMENTO AO CLIENTE 9
8. REFERÊNCIAS 10
1. TEMA
Comércio e o marketing aplicado
2. PROBLEMA
Como ter um bom atendimento ao cliente? Quais as influências do marketing no consumidor?
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS
Analisar em determinados estabelecimentos como é posto em ação o seu atendimento, buscando sempre saber se os clientes estão satisfeitos do modo como estão sendo atendido.
Observar que tipo de marketing e feito pelo vendedor, para que possam atrair um maior número de clientes.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar se os meios escolhidos pelo vendedor de divulgar seu produto estão sendo efetivos em suas vendas.
Verificar se o vendedor está tendo um aumento em sua clientela, devido ao seu atendimento.
Reconhecer a prioridade estabelecida pelo vendedor em relação ao atendimento a seus clientes.
4. JUSTIFICATIVA
A pesquisa foi feita com intuito de auxiliar estudantes que finalizaram o ensino médio, e pessoas inexperientes no ramo do comércio, para que as mesmas possam ter um melhor aproveitamento do seu emprego. E para estabelecimentos que buscam aumentar sua clientela.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
5.1 HISTÓRIA DO COMÉRCIO
Inicialmente o comércio começou devido as trocas realizadas entre os indivíduos. Para atender a todas as suas necessidades essenciais, os trabalhadores trocavam a mercadoria produzida por eles mesmos por outras que eram necessárias mas que eles próprios não eram capazes de produzir. Para exemplificar, cada família detinha conhecimento e uma determinada habilidade, portanto um pescador poderia trocar seus peixes por batatas de um agricultor.
Com o passar do tempo, vemos que essas trocas comerciais se tornaram cada vez mais complexas e envolviam uma gama cada vez maior de produtores. Em algumas situações, o produto de troca oferecido por um trabalhador não era aquele que atendia às demandas de outro. Além disso, a comercialização de determinadas mercadorias de grande porte e de difícil transporte poderia tornar as trocas diretas muito complicadas para as partes envolvidas.
Foi daí então que as primeiras moedas apareceram como um meio de dinamizar as atividades comerciais entre os povos. Além de serem aceitas como meio de troca, as moedas deveriam ser de fácil transporte, possuir valores fracionados, ter grande durabilidade e não deveriam ser feitas de um material mais importante para outro tipo de atividade. Naturalmente, todas essas qualidades para uma moeda foram definidas por um longo processo, até que as ligas de metal fossem empregadas como forma de pagamento. (SOUZA, 2007)
Primeiramente, a moeda para os povos astecas e maias era representada por sementes de cacau, por ser uma fruta muito apreciada e rara. Já alguns povos da África usavam como moeda algumas espécies de conchas. Mais tarde o homem descobriu a valiosidade dos metais e os utiliza até hoje em suas moedas, sendo que cada país possui a sua diferenciada. (WEB, 2014)
5.2 TIPOS DE COMÉRCIO
Os principais tipos de comércio são o varejista, que vende para o consumidor final e o atacadista que vende para revendedores. De acordo com Grupoescolar (2016) existem outras variações do comercio:
• Comércio independente: É realizado por comerciantes que são donos de seus próprios estabelecimentos e não possuem ligação jurídica com intermediários.
• Comércio Integrado: É o comércio realizado com vínculos jurídicos com intermediários, formando um círculo de distribuição de produtos. Entre os exemplos de comércio integrado temos: C&A, ZARA e Riachuelo.
• Franchising: É o comércio que tem um contrato com uma empresa que atua como franqueadora. Quem compra uma franquia de uma loja, tem o direito de trabalhar a marca e oferecer produtos e serviços com uma plano de negócio que segue um padrão.
• E-commerce: Esta modalidade de comércio é nova e muito promissora. Trata-se do comércio online, realizado em lojas virtuais segmentadas.
• Comércio Exterior – É o comércio realizado entre empresas multinacionais e entre governos de diferentes países.
5.3 COMÉRCIO BRASILEIRO
O Brasil possui uma economia forte e sólida, apesar de estar passando por um momento de crise. O país é grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, sendo que as áreas de agricultura, indústria e serviços encontram-se em expansão.
Eduardo Freitas (2016) afirma que o Brasil conseguiu mudar de forma significativa o seu comércio exterior. Até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, cacau fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios. Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados
Produtos industrializados e semimanufaturados, no ano de 1960, correspondiam à apenas 5% do total das exportações do país, em 2005 esse tipo
...