Marketing Aplicado ao Design
Por: Adriano França • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 495 Visualizações
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Unidade Acadêmica de Design – UAD
Disciplina: Marketing Aplicado ao Design
Período: 2016.2
Professora: Ana Carolina Barbosa
Alunos: Adriano França
Ângela Menezes
Valesse Sousa
Plano de Mercado da AMA – CG
HISTÓRIA DA EMPRESA
A AMA – Associação de Mulheres Artesãs, nascida na cidade de Campina Grande (Paraíba), foi criada no ano de 2003. Ela é uma empresa de mulheres locais que adquirem renda através de produtos que fazem e vendem com base no artesanato cultural da sua região.
Esse grupo iniciou da união de algumas mulheres artesãs após término de capacitações da AMDE promovidas pela prefeitura municipal, onde elas e outra ali presente aprenderam novas técnicas de artesanato o patchowork (trabalho com retalhos).
Começaram com em média 5 mulheres e hoje o grupo é composto por 10 . Inicialmente se encontravam para produzir seus produtos em um galpão fornecido pela prefeitura na antiga estação ferroviária da cidade, porém, como o local era cedido por governantes, após mudanças de gestão foram proibidas do uso, iniciando então os trabalhos na residência de uma das artesãs.
Até então, as peças eram comercializadas apenas através de exposições na cidade e região, mas com o tempo, o grupo ganhou uma loja física na Vila do artesão, a Vila do Artesão é um espaço cultural localizado em Campina Grande, no agreste paraibano. Seu espaço conta com a presença de mais de 300 artesãos, que se dividem nos 77chlaés disponíveis para a produção e comercialização dos produtos, além de auditório para apresentações culturais e praça de alimentação, deste modo, podendo comercializá-los com mais estabilidade.
Com a qualidade dos produtos e organização “corporativa” observadas pelo grupo de pesquisa GDDS (Grupo de Desenvolvimento em Design Sustentável) da Universidade Federal de Campina Grande, as artesãs da AMA ganharam uma capacitação, em que foram ministrados desde técnicas criativas, aulas sobre fotografia, criação projetual, desenvolvimento de marca, à otimização do espaço de produção e comercialização, assim, as tornando diferenciadas no meio artesanal na cidade e região.
No ano 2005 uniram-se a economia solidaria, A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles quem tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados, e começaram a pensar de forma colaborativa e econômica para o processo.
PASSO 01: DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO E OBJETIVOS DA PESQUISA
- Público-alvo:
Clientes da AMA em potencial
- Objetivo principal:
Descobrir o perfil do cliente, motivo e preferências de compras (so ou mais coisa???), assim, sugerindo alternativas para atrair maior número de clientes e vender mais produtos.
- Objetivos secundários:
- Analisar o público que consome na AMA;
- Identificar quais são os principais produtos vendidos;
- Identificar a forma como os produtos são vendidos;
- Apontar vantagens e desvantagens da AMA sobre concorrentes da Vila do Artesão;
- Desenvolver alternativas para atrair mais clientes.
PASSO 02: DEFINIÇÃO DA COLETA DOS DADOS
Para embasar o plano de mercado da empresa AMA usou-se dados primários. Foram coletados por meio de pesquisa com entrevista à artesã da associação e com visitas ao local do estabelecimento da empresa.
PASSO 03: DEFINIÇÃO DO MÉTODO QUALITATIVO
Foram elaborados três modelos de pesquisa, todos pertencentes ao método qualitativo. As técnicas de aplicação dos mesmo foram: entrevista pessoal de modo informal à integrante da AMA; pesquisa como cliente oculto com guia de avaliação pré-estabelecido; e, observação com descrição crítica sobre o observado.
PASSO 04: FORMULÁRIO DE ORIENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO
Para efetuação da pesquisa como cliente oculto foi elaborado um formulário como meio de orientar o andamento da mesma. Foram indicados quatro pontos para que o pesquisador, no papel de cliente, identificasse sobre o assunto, seja por observação como por conversa com o vendedor. Os questionamentos pré-requisitados para informação foram:
- Ambiente da loja: como os produtos são organizados para venda, se o local está em condições de higiene adequado e se na loja há identificação pelo nome.
- Produtos: averiguar se as mercadorias são produzidas com qualidade, se há identificação por nome do que é, se tem etiqueta personalizada da loja, se o preço é exibido no produto e quais são as possibilidades de pagamento aceitas pela loja.
- Vendedor: perceber como o vendedor aborda o cliente, sendo atencioso ou não, se existe um fardamento adequado da loja e se ele tem habilidade com a tarefa de caixa.
- Vantagens e desvantagens sobre concorrentes: com olhar comparativo, identificar a organização dos produtos na loja, variedade nas mercadorias oferecidas e quais estabelecimentos se sobressaem por terem produtos inovadores (não oferecidos em outras lojas da Vila do Artesão).
5° PASSO: RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA COMO CLIENTE OCULTO (PARA ADRIANO FAZER)
O pesquisador no papel de cliente oculto foi Adriano França, estudante de Design e que possui carga de estudos sobre a área de marketing e vendas empresarial.
Com base nas quatro questões propostas para avaliação oculta, Adriano pode concluir, respectivamente para cada ponto citado acima, que:
- Todo o espaço da loja é bem decorado, De acordo com os limites impostos pela AMDE e devido ao espaço reduzido, é aplicada a ideia de expor os objetos de maneira limpa e convidativa, fazendo um contraponto com a profusão de peças das outras lojas no ambiente, sempre buscam decorar de acordo com festividades, e mudam o layout da loja de acordo com essas épocas.
- A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. O resultado final do trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas que são: – o tampo,- quando os retalhos estão costurados entre si – o enchimento – o material usado para dar volume ao trabalho de patchwork como no caso, por exemplo, das almofadas. – o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento. Através desta técnica a AMA produz diversos produtos, como bolsas, pota-joias, peças decorativas, bonecas e brinquedos infantis, utilidades domésticas entre outros.
- As vendedoras, são as próprias associadas, que pelo observado se revessam nos trabalhos, as mesmas possuem conhecimento sobre produto processo produtivo como ninguém, possuem farda com marca da empresa, entendem do fluxo de caixa e até dos cálculos relacionados ao custo,
- Os clientes tem a possibilidade de encomendar produtos personalizados. As associadas produzem por meio dos pedidos com prazos de produção pré-estabelecidos para eles retornarem e adquirirem a peça.
Os clientes percebem que o valor cobrado por cada produto é mais elevado em comparação com os concorrentes no local (Villa do Artesão), porém, escolhem comprar da AMA pela exaltação da qualidade e zelo com cada produto, além do cuidado na personalização através de etiquetas. A facilidade em pagamento por meio de cartão de crédito também é algo atrativo.
...