O Gerenciamento de Crise
Por: Marcial Ximenes • 20/6/2017 • Artigo • 624 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Disciplina: GERENCIAMENTO DE CRISES
Responsável: Ana Maria Monteiro
Aluno: Marcial Antônio Ximenes da Silva
TAREFA 4
Dada a gravidade da situação, o mais indicado é que o Secretário de Segurança Pública vá sozinho à entrevista coletiva, para que possa dar as respostas necessárias. Levar o Comandante da Unidade desviaria o foco da entrevista e a imprensa poderia somente se dirigir a ele.
No meu entender o Secretário de Segurança Pública deverá ler uma nota oficial breve, de apoio aos familiares e logo após responda as perguntas dos jornalistas. O importante nesse momento é dar uma resposta enfática, condizente com o momento, que passe a mensagem de o fato que não cairá em esquecimento e a vida humana e o bem estar dos seus soldados é importante para a instituição.
NOTA OFICIAL
“Lamentamos profundamente que, após um treinamento de rotina, dois membros da corporação de elite de nossa Polícia Militar tenham se sentido mal e, após atendimento médico e complicações, tiveram como resultado trágico a perda de suas vidas.
A Polícia Militar já abriu procedimento administrativo para investigar as circunstâncias das mortes dos soldados. A Secretaria de Segurança Pública preza pela divulgação da verdade e se coloca à disposição para demais esclarecimentos.
Nesse momento, a corporação está prestando toda solidariedade e suporte necessário para a família, envidando todos os recursos necessários para ampará-los nesse momento tão doloroso”.
SITUAÇÕES
Caso algum jornalista pergunte se é uma prática comum o tipo de ação que aparece no vídeo?
Resposta: O problema não é o treinamento em si, são os excessos. Esse é um treinamento de força para que nossos policiais estejam bem preparados, inclusive para ações que exijam dele lidar com situações adversas, de estar sob pressão para dar respostas. Mas nós abominamos e somos contra qualquer tipo de prática excessiva em qualquer atividade. O nosso histórico é de preservar vidas, buscamos sempre a segurança de nossos servidores. Todo e qualquer excesso é investigado e as medidas cabíveis são imediatamente tomadas.
Se um jornalista lembrar um caso semelhante que ocorreu na mesma Unidade, dois anos atrás?
Resposta: "Foi aberto um processo administrativo e todas as pessoas responsáveis pela ação ocorrida há dois anos atrás já foram afastadas e estão respondendo a processo. Nós investigamos efetivamente o que aconteceu e tomamos as providências necessárias ao caso. Quero deixar bem claro também que, ao longo desses anos, a Polícia Militar já formou milhares de servidores sem registro de acontecimentos desse tipo. Quando sabemos de excessos, de maus tratos, agimos de uma maneira rápida, pontual e exemplar”
Um repórter afirma que uma das vítimas fatais sofria perseguição entre os colegas e oficiais por ser homossexual. E pergunta: “a tortura foi uma forma de demonstrar que os militares fazem discriminação de gênero?”
Resposta: "A Polícia Militar, com todas os órgãos integrantes da Secretaria de Segurança, é uma instituição comprometida com a dignidade da pessoa humana. O treinamento é igual para todos e não há discriminação quanto à origem de seus participantes quanto à raça, cor, religião, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero. A nossa filosofia é de que a opção sexual é de caráter pessoal e só se torna um impedimento se motivar crime ou irregularidade administrativa prevista em lei.”
...