Eleiçoes BOBBIO
Por: ab.jessiica • 27/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 393 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Florianópolis, 11 de Novembro de 2014[pic 1]
Nome: Jessica Aparecida Batista
Turma: 02339 - Serviço Social
Disciplina: Ciência Política
Professor: Eriberto Meurer
Resumo:
As eleições
Olivier Duhamel
A democracia deve ser algo explicito para o governante e o governado, transparente e participativo.
O sistema eleitoral democrático é algo revolucionário observando que por muito tempo apenas algumas pessoas poderiam exercer ou participar. O governante não era mais obra de Deus, não reinaria sem a concepção do povo, no século XVIII a voz do povo fala mais alto, o sistema eleitoral seria totalmente participativo e o mais transparente possível, o governante seria eleito pelo povo e seu tempo de governo seria limitado, previamente estabelecido em uma reunião ordinária ou pela própria constituição.
O cidadão tem um grande poder em suas mãos, o da escolha. O sistema democrático eleitoral veio para mostrar a verdade, para mostrar que cidadão não tem cor, sexo ou classe social.
Uma luta, uma vitoria para o povo, antigamente mulheres, escravos, pobres não tinham o direito de ter uma vida política ou participativa no sistema eleitoral. O autor demonstra como deve ser o sistema eleitoral, transparente e amplo.
Além da participação e analisado como ocorre às campanhas eleitorais e de onde surge este patrocínio, privado ou publico. A maioria dos patrocínios é vinculada a empresas privadas, poucos países atuais utilizam o dinheiro publico que é fiscalizado pelo poder executivo, porém países que utilizam do dinheiro publico para campanhas eleitorais tem o índice de corrupção elevado. Porém o cidadão também deve agir com coerência ao votar, não deve se levar ao meio corrupto, pois ele é o detentor do poder eleitoral.
Olivier Duhamel explica o final do capitulo a polemica dos votos majoritário e proporcional (escrutínio), quem ganha a maioria dos votos é eleito pelo voto majoritário (que pode ter 1 ou 2 turno), no Brasil ocorre para presidente, senadores e governadores, já o voto proporcional (escrutínio) busca que todos os partidos tenham representação, porém é uma equação complexa que se da por cargos disponíveis e numero de votos dos partidos eleitos.
A polemica se da por que muitas pessoas dizem que o voto majoritário é mais eficiente do que o proporcional, e o proporcional mais justo.
Na realidade este capitulo é um passo a passo de como deveriam ser as eleições e as suas melhores formas, onde exista um sistema eleitoral transparente, verdadeiro e o cidadão faça parte deste contexto.
...