Autoatividade hermeneutica
Por: leticiavcf • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 7.566 Visualizações
Hermenêutica
Autoatividade Capitulo1
1- É a ciência da interpretação
2- Possibilita a compreensão do conteúdo do texto na forma como seu autor aprendeu a comunicar. É a interpretação em si.
3 - Consiste na adaptação do texto às ideias e opinião do intérprete
4- É a definição de um termo antigo pelo seu significado mais recente
Autoatividade Capitulo 2
a)
1 - Bíblia é explicada pela própria Bíblia, ou seja, a escritura é sua própria intérprete
2 - É o estrato de um livro usado para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar
3 - Informativa (É a linguagem da informação, da descrição, da notícia e do ensino), expressiva (O uso expressivo se da quando a necessidade é de exprimir emoções ou sentimentos) e diretiva (é empregada sempre que se pretende causar uma ação ou impedi-la)
b)
1- a
2 - b
3- b
4 - b
5 - c
6 - a
7 - b
Autoatividade Capitulo 3
1 -
A) O livro relata várias experiências de Jesus, mas todas com o mesmo fundamento, a idéia de algo velho sendo substituído pelo novo. Como foi o caso da água sendo substituída pelo vinho novo, o templo antigo é demolido e por Cristo edificado um novo. O mesmo acontece na conversa entre Nicodemos e Jesus, onde Ele fala do novo nascimento, que temos que morrer para a carne e nascer para o Espírito.
B) Em João 3:1-7 Jesus fala a Nicodemos sobre o nascimento no Espírito, o batismo com e no Espírito Santo, que precisamos morrer para a carne para podermos ter a vida eterna com Cristo, e em alguns versículos bíblicos vemos essa relação, que só em Cristo realmente viveremos e teremos a vida Eterna, como em : Gálatas 2:20, Efésios 2:5, I João 5:1, I João 5:18, João 1:13.
C) Bem sabemos que é mestre vindo de Deus: Nessa frase vemos que Nicodemos reconhece a soberania de Jesus, como filho de Deus. Analisamos que na afirmação de Nicodemos ‘sabemos’ ele diz com total dependência e confiança de que Jesus era filho do Senhor. Mas para termos salvação, devemos nos entregar para Cristo. E então Jesus disse ‘Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus’, mas o que entendemos da palavra ‘nascer’? Seria voltar ao ventre? Não, aqui Jesus nos instrui a morrermos para a nossa carne, nossos desejos carnais, nossas fraquezas, pois somos pecadores e só o perdão e a misericórdia de Jesus pode nos redimir e nos tornar puros para viver eternamente na Glória, que foi preparada para aqueles que serão salvos.
...