Direito a vida
Por: Cmalta • 22/7/2015 • Dissertação • 329 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
Direito a vida
Foi notícia na imprensa recentemente dois brasileiros condenados a pena de morte na Indonésia, além desses foram mais seis acusados e condenados a morte por tráfico de drogas. Segundo o presidente da Indonésia a morte por fuzilamento é a principal arma utilizada por eles para pôr fim no narcotráfico no país. Acabar com o traficante é eficaz no combate ao comércio de drogas?
Penso que matar um pelo crime que cometeu também é crime, essa forma de punição é uma barbárie, é desumano e degradante. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante direito a vida a todos os homens e afirma que ninguém deve ser submetidos a tortura, tratamentos cruéis, degradantes nem a morte. Não pode se esquecer que um sistema de justiça que se utiliza a pena de morte valoriza a retribuição e não a reabilitação é um sistema falho.
Não há prova nenhuma de países que aprovam a pena de morte teve diminuição dos crimes, inclusive a Indonésia com o narcotráfico. Convém lembrar que a execução de um delinquente não impede que outros também cometam o mesmo crime, simplesmente se um traficante for executado um outro se torna traficante no seu lugar e cada vez mais esses se aprimoram na forma de burlar a espécie.
Reabilitar o criminoso é um auxilio no combate ao crime, devemos inseri-lo na sociedade, provar para aqueles que entraram no tráfico por falta de oportunidade e pelo dinheiro fácil , tem uma chance de uma vida digna. A pena de morte além de ser contra os direitos humanos, é desumana, é é degradante e não prova nenhuma na eficáia no combate aos tráfico de drogas nem qualquer outro crime.
...