Redação Sobre Assédio e Abuso à Mulher
Por: Israel Henrique Ferreira • 19/5/2020 • Dissertação • 374 Palavras (2 Páginas) • 1.530 Visualizações
A cada dia que se passa, milhares de mulheres passam por alguma situação em que sofrem assédios e abusos por parte de homens, nos mais variados locais. O transporte público, do qual muitas fazem uso, agora é um local onde a mulher se sente vulnerável e insegura, já que é quase inevitável que ela sofra algum tipo de violência. É de extrema importância que a lei haja com rigor nesses casos, porém um ensino que vise ao respeito e à educação para com o próximo é imprescindível para diminuir a ocorrência desses abusos.
Embora existam diversas leis que punam os abusadores, no Brasil a justiça é relapsa, o que faz com que o criminoso se sinta confortável e tranquilo para praticar seus atos, pois sabe que difícil ou tardiamente será punido. Em 2017, dados da Polícia Civil da cidade de São Paulo registraram um crescimento de 35% dos casos de abuso sexual no transporte público, em comparação com o ano de 2016. A falta de respeito e a constante banalização por parte da lei para com esse tipo de conduta contribuem significativamente para esse aumento. Porém, ultimamente, a mulher também parou de se calar e passou a denunciar os abusos que sofre. Será que o número de abusos aumentou, ou aumentaram os relatos desses acontecimentos? O fato é que, a mulher, apesar de ter conquistado maior voz e vez, ainda é considerada por alguns apenas como um objeto sexual, inferior e submissa ao homem. A mudança deve começar por aí, com uma educação que conscientize e ensine o respeito, a igualdade de gênero, ao invés de tomar medidas antes de explicar suas razões, como separar no transporte público um vagão apenas para as mulheres, o que já ocorre em alguns locais.
Portanto, para que almejemos um futuro em que esses acontecimentos repugnantes não ocorram mais, devemos começar com a conscientização e a educação. A lei também não pode falhar e ser omissa, mas é mudando a mentalidade das pessoas que modificamos suas ações. Para isso, é de extrema importância que o governo estimule e forneça essa educação, assim como exercer sua função enquanto mantedor da ordem. A mulher tem o direito de estar onde quiser, sem sofrer qualquer ato que não tenha seu próprio consentimento.
...