PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
Por: francielesp • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.073 Palavras (13 Páginas) • 218 Visualizações
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
FRANCIELE DE SOUZA PIMENTEL ¹
NATÁLIA DORNELLES PEREIRA ²
VANDERSON RAMOS DOS SANTOS ³
TIAGO BASEGGIO
- Introdução
No decorrer dos anos ter surgido um novo perfil empresarial, onde as empresas se deparam com as constantes transformações, sendo colocadas diante de novas tecnologias, novas legislação, as quais exigem das mesmas uma adaptação, para que se tornem competitivas no mercado na qual estão inseridas.
Essa competitividade a qual tratamos não se refere somente a uma boa administração, se refere também ao cumprimento das regras e normas impostas pelos órgãos governamentais, ao aperfeiçoamento do profissional tornando-os capazes de cumprir todas as exigências legais e também dando aos gestores embasamento para a tomada de decisões, minimizando custos e maximizando resultados.
A administração de cargos e salários sempre foi uma questão importante, preocupante e complexa nas empresas, pois se busca a melhor solução e equilíbrio da organização e das pessoas, tornando elas competitivas no mundo exterior e mantendo a tranqüilidade interna entre os colaboradores, sempre observando e cuidando o custo operacional da mudança, e dos resultados almejados.
Para que uma empresa apresente resultados positivos, tanto em vendas, quanto em um ambiente saudável para trabalhar, precisa valorizar seus colaboradores, pois estes são os que fazem o negocio expandir.
A concorrência pela Mão de obra qualificada está acirrada, novos espaços foram se abrindo dentro das empresas, novos cargos, novas responsabilidades, e junto com elas também crescem as exigências. Num mercado com clientes cada vez menos satisfeitos e mais exigentes, ter funcionários motivados e qualificados é a alma do negócio.
O presente trabalho será realizado na empresa Companhia do Carro Veículos Semi novos Ltda., a qual esta inserida no mercado de trabalho há quatro meses, tem como objetivo principal comercio a varejo de automóveis.
Os recursos humanos precisam ser bem estruturados, com o objetivo de ser mais produtivo, mas com isto as pessoas irão se esforças, na mesma proporção que for retribuída.
Portando é preciso que haja um acordo entre as partes em uma organização, sendo assim a gestão de pessoas iram adaptarem os objetivos individuais dos funcionários com os objetivos da empresa.
As funções desempenhadas por uma pessoa dentro da empresa determinam o seu cargo e seu salário, um plano de cargos e salários bem elaborado pode ser um diferencial em uma empresa, visto que o mesmo pode motivar os funcionários e proporcionar a empresa um controle de vários gastos.
Grandes partes das empresas não possuem um plano de cargos e salários, talvez pela ausência de profissionais qualificados e habilitados na área do Rh, ou seja, um departamento bem estruturado e organizado.
2. FUNDAMENTOS TEORICOS
2.1 Gestões de Pessoas
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.
Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são as técnicas e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.
Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional
O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem.
Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.
O processo de gestão de pessoas envolve tudo o que busca dispor a uma empresa, colaboradores capazes de realizar tarefas que a empresa disponibiliza, aprimorando as pessoas para novos desafios.
Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia, mantendo os funcionários motivados e comprometidos com objetivos.
2.1.1 Motivação
Nos dias de hoje o grande desafio das empresas é criar planos de carreiras que motivem seus funcionários. Nada mais é crias planos de carreira que impulsionam a procurar alcançar os seus resultados.
A empresa tem responsabilidade direta nesse crescimento profissional, precisa existir um plano de motivação e objetivos dentro de um plano de carreira, o plano de cargos e salários é o plano mais utilizado, pois põe em pratica o desenvolvimento da atividade proposta pela empresa.
As metas também são métodos utilizados para uma boa motivação dentro da empresa, pois servem para saber onde caminha a empresa e qual suas importâncias para contribuir nesta trajetória, as metas também servem para mostrar a direção para onde todos devem olhar.
Ainda dentro da motivação podemos citar uma boa convivência entre o líder e os funcionários, este fato ainda é importante para que haja um bom desempenho na produção de objetivos propostos pela empresa.
2.2 Análise de cargos
Analise de cargos nada mais é fazer um levantamento das vagas disponíveis na empresa e quais suas responsabilidades e especificações para melhor eficiência para poder ocupar o cargo fornecido.
Esse tipo de serviço beneficia a empresa e os funcionários que assim tendo o crescimento de ambos.
...