A Logística como Diferencial Competitivo
Por: itsjay • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAPECURU MIRIM
CURSO: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
JAILA CRISTINA MARQUES SOUSA
A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO AGRONEGÓCIO
Itapecuru Mirim Ma
2015
JAILA CRISTINA MARQUES SOUSA
A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO AGRONEGÓCIO
Pré-projeto apresentado como requisito básico para a apresentação do TCC do curso de Tecnologia em Agronegócio, da Universidade Estadual do Maranhão.
Orientador (a): Ms. Aline A. Melo
Itapecuru Mirim Ma
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PROBLEMA CENTRAL 5
3. HIPÓTESES 5
4. OBJETIVOS 5
4.1 Objetivo Geral 5
4.2 Objetivos Específicos 5
5. JUSTIFICATIVA 5
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
7. METODOLOGIA 7
8. CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
- INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia, as empresas que buscam alcançar um bom grau de eficiência no mercado, necessitam adequar suas estratégias e planejamentos, para se diferenciar das demais. Tal necessidade se deve ao fato de que a sociedade está em constante transformação, provocada pelo efeito da tecnologia e a dependência do consumo. A mudança que tudo isso provocou no mercado, por sua vez, exigiu das empresas uma ampla reestruturação organizacional, na tentativa de melhoria e satisfação do cliente.
Neste sentindo, a logística é uma das atividades que vem se destacando e demostrando ser um grande diferencial para as organizações, pois a mesma tem o poder de maximizar as lucratividades, atendendo as expectativas do cliente, operando a baixo custo. Cabe lembrar, para tanto, que a logística implica em movimentar e armazenar o fluxo do produto, desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o destinatário final.
Atualmente, a implementação da logística nas empresas é uma ferramenta essencial, ela atua de forma administrativa, otimizando os recursos materiais e humanos da organização, permitindo à fidelização dos clientes a empresa, rompendo barreiras de novos competidores, além de suprir as necessidades de cada serviço especifico.
Assim, é fundamental que as empresas não só satisfaçam as exigências da entrega do produto, dos artigos comerciais e dos serviços do momento, mas, também, organizem globalmente as funções de abastecimento de materiais, componentes, de produção e de compra no atacado, a função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, a função de vendas e, assim por diante; é necessário estruturá-las juntamente e fazer das mesmas um sistema. Dessa forma, este trabalho tem por finalidade estudar o ramo da Logística pelo viés do Agronegócio, tentando compreender sua importância e se, de fato, pode ser considerado um diferencial competitivo para a atividade.
- PROBLEMA CENTRAL
Um bom gerenciamento da Logística pode ser considerado um diferencial competitivo no Agronegócio?
- HIPÓTESES
- Um bom gerenciamento da Logística pode ser considerado um diferencial competitivo no Agronegócio;
- Um bom gerenciamento da Logística não implica num diferencial competitivo para o Agronegócio.
- OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Analisar o papel da Logística para as empresas de Agronegócio a partir da ótica de diferenciação competitiva.
4.2 Objetivos Específicos
- Relatar o processo de consolidação da logística nas empresas de Agronegócio;
- Demostrar as consequências do emprego de um eficiente gerenciamento da logística no ambiente empresarial;
- Analisar pontos de diferenciação competitiva na Gestão de Agronegócios.
- JUSTIFICATIVA
A logística é de importância global, pois a mesma, sabendo ser utilizada, proporciona a empresa o domínio no mercado e consequentemente o desenvolvimento da cadeia produtiva, permitindo assim a quebra de barreiras internacionais, beneficiando não só a empresa, mas também o país. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos Clientes e maior desenvolvimento e motivação de seu capital intelectual (seus recursos humanos).
A escolha do tema se deve ao fato da relevância que a logística tem sobre as decisões empresariais, influenciado na vantagem competitiva, na redução de custos e na melhoria dos serviços das companhias. Proporcionando um melhor desempenho do processo de gerenciamento das empresas.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.19), a Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.
...