As Teorias Motivacionais
Por: mariaf19 • 6/10/2022 • Dissertação • 255 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
O artigo apresentado explica e exemplifica a motivação e a neurociência que a envolve, desde o sentimento inicial de vontade de realizar algo, até o estágio final, a satisfação. A motivação é o que traz movimento à vida, sem ela todos ficariam parados e aceitariam o conformismo como a forma correta de encarar as coisas, não existiria propósito para buscar evolução.
A autonomia, o valor e a competência são apontadas como as principais origens da motivação. A autonomia quando o desejo de realização parte do próprio ser, fazendo com que a sensação da conquista se torne uma realização pessoal; O valor quando atribuímos importância àquela conquista então a disposição de realizá-la se torna maior e a competência quando se sente capaz de conquistar o objetivo em questão.
Os três atuam como um todo, e juntos influenciam as ações de movimento que guiam as escolhas. É fato que quando há esforço, a sensação de vitória vem em maior intensidade e torna muito mais gostoso comemorar a conquista, portanto, não há motivação real sem que os tópicos citados (autonomia, valor e competência) estejam presentes.
Justamente por ser muito pessoal, a motivação pode ser fruto de milhares de outras sensações inclusive negativas, como a vingança ou a inveja. Independentemente de suas raízes, a motivação é o que proporciona a força de vontade e as melhores e mais recompensantes sensações e atitudes que existem, trazendo positividade e leveza para o corpo e a mente humana. Portanto, nunca é demais se motivar e procurar motivos para se esforçar e evoluir.
...