DISCIPLINA – CONJUNTURA ECONÔMICA
Por: Sandra Caló • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Questão 1º
Caracterize a Política Fiscal adotada neste Governo e analise suas interferências para a realidade explanada no texto. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Resposta:
A Política econômica nos últimos anos não foi expansionista, como muitas vezes é divulgado. Com o baixo crescimento da demanda pouco pode argumentar que o governo é responsável pela inflação relativamente elevada.
Ao longo dos últimos meses o governo de Dilma tem sido alvo de criticas pela reforma que conduziu a política econômica. O resultado de baixo crescimento, inflação elevada, aumento do déficit em conta corrente. O orçamento da União piorou devido aos gastos públicos. Agora que PIB deve entrar em campo negativo, fala-se em ajuste fiscal: corte de subsídios, mudanças de leis trabalhistas aumento de impostos e outros. Vem recessão, vem prejuízo para o povo.
Questão 2º
Insira a Política Monetária na mesma provocação da questão 1. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Resposta:
A contenção da inflação tem sido apontada pelos meios especializados como o principal desafio deste inicio de governo de Dilma. De fato o índice Nacional de Preços ao consumidor (IPCA) utilizado como referência para a política monetária tem apresentado trajetória ascendente desde agosto de 2010. O pior é que a inflação afeta com mais intensidade, os mais pobres da população colocando em risco todos os ganhos sociais produzidos pela estabilidade monetária. O BC em conjunto com o Ministério da Fazenda controla a aceleração dos preços sem aumento excessivo da taxa básica de juros que comprometeria os investimentos de médio e longo prazo e encareceria a rolagem da divida publica.
Questão 3º
Qual postura o Governo vem adotando em relação ao cambio? Analise como o câmbio sofre influência e também contribui para esta conjuntura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Resposta:
O governo adotou uma postura conservadora, com aumento das metas para títulos indexados à Silic e Câmbio. Quanto mais desvalorizada estiver a taxa de câmbio, maiores serão as exportações e menor as importações, pois a moeda nacional fica mais barata de ser comprada pela moeda estrangeira aumenta em grandes proporções. No Brasil o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos, livre e flutuante que são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central. O mercado livre é também conhecido como comercial, e o mercado flutuante como turismo. Com a alta do Dólar a importação se torna mais cara, e conseqüentemente o preço final do produto encarece, afetando o bolso de praticamente todos brasileiros.
Questão 4º
Quais efeitos você vislumbra desse cenário para a área de atuação do seu curso? Comente sua resposta. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Resposta:
A atual conjuntura social e econômica no mundo tem se mostrado pouco favorável quando é avaliando a distribuição do resultado social da produção nos países mais desenvolvidos. O Serviço Social tem compromisso com valores e princípios definidos pelo código de ética, buscar a superação da ordem burguesa, e uma direção social que implica na defesa dos direitos sociais conquistados e suas ampliações, ultrajados pela política neoliberal, tendo como horizonte à autonomia, a emancipação, a ampliação da cidadania, a diminuição da desigualdade social. Os assistentes sociais sentem os reflexos da chamada reestruturação produtiva
...