Direito Agrário
Por: Gui Gemin Delponte • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Direito Agrário e Ambiental I – 9º Período
ANÁLISE e RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE O TEXTO: “Sesmarias no Brasil”
- Qual conceito você daria, com suas palavras, a: sesmarias; terras devolutas; presúria; sesmeiro:
Sesmaria é o nome do Instituto criado pelo Imperador de Portugal, vendo que nem todas as terras seu reino eram lavradas, e sobrava mão de obra nas cidades pertencentes à Coroa, determinou que fossem utilizadas para satisfazer as necessidades de todo o povo português.
O Sesmeiro era a pessoa designada pelo Imperador a fim de que este distribuísse as terras, ou sesmarias, às demais pessoas que iriam cuidar desta sesmaria.
Terras devolutas são aquelas que, um dia pertenceram à um sesmário, e assim que este sesmário cumprisse suas obrigações, deveriam ser devolvidas ao Estado, ou seja, são as terras do Estado.
Presúrias eram ocupações de Terras, as quais o Imperador de Portugal as reivindicou por estarem em terras portuguesas, por estarem nas mãos de pessoas ditas “infiéis”, ou “mouros”.
- Qual a sua opinião acerca da teoria do preço suficiente?
A teoria do Preço Suficiente, foi um artifício utilizado para que as terras devolvidas depois de finalizado o acordo das sesmarias não fossem entregues a quem quisesse ocupa-las. Ou seja, a coroa Portuguesa se apossou de terras que não eram dela, usou-as e ainda queria que ninguém mais a ocupassem, após o término do pacto das sesmarias, portanto, algo abusivo, visto que já haviam ocupantes destas terras, deste antes de Portugal se estabelecer em terras, que ainda não eram brasileiras.
- Porque há incompatibilidade entre o instituto das Sesmarias e o Sistema Constitucional?
Pois o Instituto da Sesmaria dava autonomia apenas a quem fosse “dono” da Sesmaria, não podendo vender, nem ceder a terceiros. Já no sistema constitucional, a terra podia ser negociada com quem o dono quisesse, cabendo apenas a ele às decisões sobre o que fazer com sua propriedade.
- Explique, com suas palavras, a diferença entre a aplicação das Sesmarias em Portugal e no Brasil:
As sesmarias em Portugal tiveram como objetivo inicial a melhor aproveitamento da terra, a fim de que todos os espaços agricultáveis fossem utilizados, para que a fome que aplacava o país fosse erradicada.
No Brasil, as sesmarias objetivaram a conquista da terra, pois, com a criação destas, foram colocadas aqui pessoas fiéis a Coroa Portuguesa, assegurando a sua dominação perante povos aqui nativos, e futuros invasores.
- Qual foi a mudança ocorrida, em relação às terras devolutas, com a Constituição de 1891?
A principal mudança com o surgimento da constituição de 1891 foi o fato de que, as terras conhecidas como devolutas, passaram a ser de domínio dos Estados, devendo o próprio Estado zelar por elas, e decidir o que fazer com as mesmas. O resultado disso foi que as elites fundiárias acabaram recebendo do Estado estas terras, ocasionando uma distribuição de terras de maneira desigual.
...