Estatística
Pesquisas Acadêmicas: Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nisha • 3/7/2014 • 579 Palavras (3 Páginas) • 9.595 Visualizações
1.1.5 Exercícios
1. Complete: O método experimental é o mais usado por ciências como:
Química, da Física etc.
2. As ciências humanas e sociais, para obterem os dados que buscam, lançam mão de que método?
Embora mais difícil e menos preciso, o método estatístico.
3. O que é Estatística?
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que estuda métodos para a coleta, a organização, descrição, análise e interpretação de dados. Todo o seu estudo objetiva, entre outros, a tomada de decisões.
4. Cite as fases do método estatístico.
Coleta de Dados, Crítica dos Dados, Apuração dos Dados, Exposição ou Apresentação dos Dados e Análise dos resultados
5. Para você, o que é coletar dados?
A coleta é direta quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimentos, casamentos e óbitos, importação e exportação de mercadorias), elementos pertinentes aos prontuários dos alunos de uma faculdade ou, ainda, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários, como é o caso das notas de verificação e de exames, do censo demográfico etc.
A coleta direta de dados pode ser classificada relativamente ao fator tempo em:
a. contínua (registro) – quando feita continuamente, tal como a de nascimentos e óbitos e a de freqüência dos alunos às aulas;
b. periódica – quando feita em intervalos constantes de tempo, como os censos (de 10 em 10 anos) e as avaliações periódicas dos alunos;
c. ocasional – quando feita extemporaneamente, a fim de atender a uma conjuntura ou a uma emergência, como no caso de epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.
A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como exemplo, podemos citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.
6. Para que serve a crítica dos dados?
Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros ou de certo vulto, que possam influir sensivelmente nos resultados.
A crítica é externa quando visa às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas; é interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.
7. O que é apurar dados?
Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.
8. Como podem ser apresentados ou expostos os dados?
Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas
...