Estatística
Exames: Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marideazevedo • 21/3/2015 • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
1.1. PANORAMA HISTÓRICO
• Toda Ciência tem suas raízes na história do homem;
• A Matemática que é considerada “A Ciência que une a clareza do raciocínio à síntese da linguagem”, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caracter prático, utilitário e empírico;
• A Estatística é um ramo da Matemática que teve origem semelhante;
• Desde a Antigüidade vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimento, de óbitos, faziam estimativas de riquezas individuais e sociais, etc;
• Na idade média colhiam-se informações, geralmente com a finalidade tributária;
• A partir do século XVI começaram a surgir às primeiras análises de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos;
• No século XVII o estudo de tais fatos foi adquirindo proporções verdadeiramente científicas;
• Godofredo Achenwall, batizou a nova ciência (ou método) com o nome de ESTATÍSTICA, determinando assim o seu objetivo e suas relações com a ciência.
1.2. MÉTODO
Existem várias definições para métodos, Lakatos e Marconi (1982:39-40) mencionaram diversas definições, entre elas:
• Método é o “caminho pelo qual se chega a um determinado resultado...” (Hegemberg, 1976: I-115)
• Método é “um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguirmos alguma coisa, seja material ou conceitual” (Bunge 1980: 19).
1.3. A ESTATÍSTICA
A definição de estatística não é única, a estatística abrange muito mais do que um simples traçado de gráficos e cálculos de medidas. Uma definição seria:
A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumilo, analisá-los interpretá-los e deles extrair conclusões.
Dois métodos científicos podemos destacar: o método Experimental e o Método Estatístico.
O método experimental consiste em manter constante todas as causas (fatores) menos uma e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos caso existam.
O método estatístico diante da impossibilidade de se manter causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as registrando essa variação e procurando determinar no resultado final que influências cabem a cada uma delas.
O Estatístico promove o levantamento de pesquisas estatísticas em suas aplicações técnicas e científicas, investigando, elaborando e testando métodos matemáticos e sistema de amostragem, bem como coletando, analisando e interpretando os dados relacionados com os fenômenos estatísticos, e ainda estudando e renovando a metodologia estatística a fim de estabelecer a sua evolução e desenvolvimento.
Vinculam-se aos campos profissionais que exigem ou permitem o exercício do estatístico. Resultam da prática profissional e decorrem quase sempre da demanda decorrente no mercado de trabalho.
ª Demografia ª Bioestatística ª Estatístico Matemático ª Estatístico de Estatística Aplicada, Etc. CARGOS PROCURADOS ª Estatístico ª Estatístico Matemático ª Estatístico de Estatística Aplicada
1.5. A NATURZA DA ESTATÍSTICA
Podemos descrever duas variáveis para um estudo:
VARIÁVEIS QUALITATIVAS – (ou dados categóricos) podem ser separados em diferentes categorias, atributos, que se distinguem por alguma característica não numérica.
VARIÁVEIS QUANTITATIVAS – consistem em números que representam contagens ou medidias. Divide-se em:
VARIÁVEIS QUANT. DISCRETAS – resultam de um conjunto finito, enumerável de valores possíveis. Ex: número de filhos.
VARIÁVEIS QUANT. CONTÍNUAS – resultam de números infinitos de valores possíveis que podem ser associados a pontos em uma escala contínua. Ex: peso, altura.
Medida de Desobediência
Como coletar dados sobre algo que não se apresente mensurável, como o nível de desobediência do povo? O psicólogo Stanley Milgran planejou o seguinte experimento: Um pesquisador determinou que um voluntário acionasse um painel de controle que dava choques elétricos crescentemente dolorosos em uma terceira pessoa. Na realidade, não eram dados choques e a terceira pessoa era um ator. O voluntário começou com 15 volts e foi orientado a aumentar os choques de 15 em 15 volts. O nível de desobediência era o ponto em que a pessoa se recusava a aumentar a voltagem. Surpreendentemente, dois terços dos voluntários obedeceram às ordens mesmo que o ator gritasse e simulasse um ataque cardíaco.
Texto extraído do livro: Tiola, Mario F. Introdução à Estatística. 7ª ed. Rio de Janeiro – RJ. LTC. 1999.
As Aplicações da estatística se desenvolveram de tal forma que, hoje, praticamente todo o campo de estudo se beneficia da utilização de métodos estatísticos. Os fabricantes fornecem melhores produtos a custos menores através de técnicas de controle de qualidade. Controlam-se doenças com o auxilio de análises que antecipam epidemias. Espécies ameaçadas são protegidas por regulamentos e leis que reagem a estimativas
...