Estatística
Trabalho Universitário: Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BernardoTommaso • 16/9/2013 • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 647 Visualizações
Defina o que é administração?
É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
Qual é a origem do termo estatística?
A palavra estatística, derivada do termo latino «status» (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII na Inglaterra a estatística era a «Aritmética do Estado» (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e mortes.
Por que a estatística é importante?
A importância da estatística pode ser vista através da sua utilização ao nível do Estado, de organizações sociais e profissionais, do cidadão comum e ao nível científico. A estatística é responsável pelo desenvolvimento científico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia e na economia, a estatística constitui um suporte de cientificidade para as ciências humanas e sociais. É assim que ciência como a sociologia, a psicologia, a história e a pedagogia têm beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e de aumento de credibilidade pública com a sua utilização.
Diferencie população e amostra?
A pesquisa por população é aquela que levanta dados de 100% dos participantes. Este tipo de abordagem tem como grande vantagem a exatidão na hora das respostas. Isto acontece porque a margem de erro é teoricamente zero, visto que todas as pessoas são entrevistadas. Já a pesquisa feita por amostragem, tem o funcionamento em que a pesquisa tem como característica escolher aleatoriamente algumas pessoas e com elas representar as respostas de um todo da população através de referências estatísticas, ou seja, baseada em dados sem ter exatidão, nesse caso se trabalha com a probabilidade.
Por que é mais barato coletar dados através de amostras?
Pelo fato de não haver a necessidade de obter informações de todo um grupo, mas baseado em referências e dados anteriores conseguir ter uma análise quase que exata sobre o tema ou informação desejada, selecionando apenas uma parte do todo.
Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)
Podemos citar como exemplo de população a quantidade de funcionários que trabalham no Banco Itaú tanto no Brasil como no mundo todo, onde todos os dias novas pessoas são contratadas e outras são desligadas da empresa. Como amostragem temos como exemplo uma fração ou uma parte desse quadro de funcionários, como o número total de funcionários que trabalham em Belém ou em todo o estado do Pará, onde dessa forma estaríamos enxugando e sintetizando a análise.
Quais são os requisitos de uma amostra?
Distribuição uniforme das coletas ao longo do período e representatividade dos pontos de coleta no sistema de distribuição, combinando critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos.
Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?
1- Infinitamente fina, para a qual a intensidade da linha característica do elemento i é função somente de sua concentração, podendo-se desprezar o efeito de absorção.
2 - Infinitamente espessa, para a qual a intensidade da linha característica do elemento i depende não somente de sua concentração mas também da concentração de todos os elementos que a compõem, devendo-se considerar o efeito de absorção
3 - Intermediária, situando-se entre as duas categorias anteriores.
Cite quais são as áreas da estatística?
Amostragem, Estatística Descritiva, Estatística Inferencial.
Explique cada uma das áreas da estatística?
Amostragem: se trata da coleta de dados.
Estatística Descritiva: visa descrever o real de forma a permitir melhor entendê-lo. Trata da organização, apresentação, tratamento de dados e síntese de dados, a fim de descrever e interpretar a realidade atual ou fatos passados relativos ao conjunto observado. O objetivo é informar, prevenir, esclarecer.
Estatística inferencial: que constitui o conjunto de métodos cuja finalidade é a tomada de decisões em situações onde há incerteza e variação. A partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população toda. Estabelece conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de um subconjunto (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o cálculo das probabilidades.
Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas conseqüências.
Uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões, isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões. A informação não leva à decisão nem ao sucesso, pois é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas.
Por que uma amostra deve ser representativa da população?
Uma amostra para ser boa tem que ser representativa, ou seja, deve conter em proporção tudo o que a população possui, para que não haja uma imparcialidade na hora de coleta de informações. Essas informações precisam ser usadas de uma forma para garantir que as inferências sobre a população sejam válidas.
Qual é a medida de tendência central mais apropriada para dados nominais?
Média, Moda e Mediana.
Quais são as medidas de tendência central que podem ser empregadas em dados ordinais? E para os dados numéricos?
Para os ordinais a tendência central é a Moda e para os numéricos é
...