TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Estatística

Artigos Científicos: Introdução à Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos que para sabermos trabalhar com diversas situações, em varias área de conhecimento, para ajudar as nossas atividades do dia a dia, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas, como os dados estatísticos é fácil fazer uma analise de desempenho e identificar pontos fortes e fracos de um individuo, sendo assim podendo trabalhar nas áreas que será necessário a melhoria.

Os conceitos estatísticos permitem identificar situações críticas, e atua no controle do desempenho, pois atua como uma ferramenta de estudo, como por exemplo na área da medicina os seus resultados para saber a evolução e acompanhar os resultados de pessoas que possuem uma certa doença. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos em diversas áreas, pois o seu objetivo é fornecer técnicas e métodos para nos ajudar com as situações incertas.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, mortalidade, criminalidade divulgados e analisados pela mídia é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia, e fornece informações importantes para as empresas e instituições para estarem melhorando os índices, planejando melhor suas metas, e adequando cada vez mais para obter maiores desempenhos, identificando assim os pontos fortes de fracos, podendo encontrar uma solução mais eficaz

Na sociedade moderna trabalha com todos os meios de comunicação que nos fornecer grandes informações com modelos estatísticos como gráficos, tabelas, diagramas entre outros; no meio empresarial não é diferente, pois sempre utiliza dados estatísticos como ferramenta comercial.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A estatística atuará para a escolha de técnicas mais favoráveis para o controle de qualidade de um determinado produto ou serviço, e até mesmo os possíveis resultados de lucro ou de perda.

Tudo que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimentos.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense – Resumo Teórico.

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto de qualidade.

No conceito de controle estatístico de processo (CEP), em um produto considerado como estratégicos pela empresa, é possível identificar a maior qualidade a ser percebida por parte do consumidor.

Por esse produto já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire a prova que serão sinados e em seguida submetidos a tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

A coleta de amostras é unitária. Outros aspectos adotam este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido a tração após estar resfriado cerca de 240 minutos após a fundição dependendo da temperatura do local.

O processo de inspeção é sempre com o primeiro bloco do lote que foi produzido, se sua dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário entra no procedimento que admite a existência de problemas.

Os dados dos resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, que foram acessados através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os quais correspondem a ensaios de tração realizados na linha de fundição, sempre que ocorreram produções, durante todo o ano de 2004.

Conceito e Aplicações da estatística.

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podendo fazer analises e utilizar resultados.

Neste sentido a estatística tem sido utilizada para aumentar os recursos econômicos, a qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais entre outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.

Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, para comparar grupos de variáveis e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, entre outras. É possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, como produtos, pessoas e organizações. Para o administrador eles são de grande importância, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente. Qualquer análise no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, onde o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, pois o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa. Por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com