Mudanças na BNCC e a Estatística
Por: Letícia Brescia • 14/10/2019 • Artigo • 714 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Mudanças na BNCC e a Estatística
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento que tem objetivo de nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando a Educação Básica, que vai da Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Nesta atualização, a base enfatiza o desenvolvimento de competências no aluno. A partir disso, entendemos que a escola hoje deve pensar com muito cuidado em seu currículo, a fim de atender às novas demandas previstas no documento para todas as disciplinas e áreas, ajustando sua forma de ensinar. Na relação BNCC e Matemática não são diferentes!
O órgão previu mudanças específicas na disciplina, e propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
Dentro desses temas, existem cinco itens que a escola deve ficar atenta que são o uso de fluxogramas e gráficos, educação financeira, softwares de geometria dinâmica, uso de tecnologia, habilidades do século XXl.
As informações apresentadas em fluxogramas e gráficos possibilitam os alunos identificarem as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.). O uso de fluxogramas pode, inclusive, incentivar o aprendizado de programação e de robótica. E, claro, é o tipo de conteúdo que vai acompanhar o aluno na universidade e mercado de trabalho, então quanto antes tiver contato, melhor!
A Base Nacional Comum Curricular incluiu a Educação financeira entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o Brasil. É o que institui o texto introdutório do documento, homologado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. A Educação Financeira é uma área que aplica conhecimentos matemáticos à análise de questões ligadas a dinheiro. Temas como cálculo, resolução e elaboração de problemas que envolvem porcentagens e representação fracionária são sugeridos pela BNCC para contextualizar conceitos de educação financeira. A adição deste tema é um avanço que permite que o aluno aprenda a lidar com o dinheiro desde cedo, algo fundamental para a formação de qualquer cidadão.
Programas de Geometria Dinâmica são ambientes virtuais voltados para o Ensino e Aprendizagem de Geometria de uma forma dinâmica, não estática (como, por exemplo, o quadro da sala de aula). Alguns conteúdos de Matemática a serem estudados a partir desses softwares:
- Construções geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
- Transformações geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação.
- Áreas de figuras planas,
- Áreas de círculo e comprimento de sua circunferência.
Uma alternativa para despertar o interesse e a motivação do aluno em aprender Matemática é utilizar tecnologias existentes como apoio no processo de aprendizagem, tornando as aulas criativas, dinâmicas e mais interessantes.
Raciocínio lógico, espírito de investigação (para produzir argumentos convincentes), autonomia, colaboração, sentido pratico e propositivo, são alguns exemplos de competências que se esperam desenvolver a partir da BNCC. Outra competência importantíssima, principalmente em Matemática, é a resolução de problemas, com ênfase na investigação e no desenvolvimento de projetos e modelagens.
...