O Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA´s)
Por: camila1202549 • 14/6/2022 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA´s)
A ingestão de alimentos ou bebidas que possuem algum tipo de contaminante (produtos químicos, toxinas naturais, vírus, parasitas, bactérias patogênicas , fungos toxigênicos) pode ocasionar a contaminação de doenças transmitidas por alimentos (DTA's). Normalmente, uma pequena quantidade de microrganismos não é suficiente para causar uma patologia, uma vez que o sistema imune, um importante sistema de defesa do organismo humano, é capaz de combatê-los e, assim, evitar a infecção. Porém, é importante citar que, no caso da Shigelose, doença causada pela bactéria Shigella, uma pequena quantidade de microrganismos já é suficiente para causar a doença. Os alimentos tem um papel fundamental nas nossas vidas e principalmente na nossa saúde, e o consumo de alimentos contaminados podem comprometer os benefícios que possuem no alimento, incluindo a nutrição equilibrada e pode provocar doenças perigosas para nosso organismo. A Lei Orgânica da Saúde – n° 8.080, de 19 de Setembro de 1990 amplia ações de prevenção de diferentes categorias de serviços e produtos ao controle da Vigilância Sanitária. (MARINS, 2014). As manifestações mais comuns das DTA's são: diarréia, vômito, dor abdominal, náuseas e febre em alguns casos. Entretanto, cada patogeno apresenta sua particularidade em manifestações clínicas. Ademais, a contaminação pode ocorrer de diferentes formas e, por isso, existe uma divisão de acordo com o tipo de contaminação:
- intoxicação alimentar: ingestão de alimento com as toxinas microbianas pré-formadas que se incorporam ao alimento de modo acidental ou intencional desde a origem, produção e consumo;
- infecção alimentar: quando o alimento ingerido possui microrganismos patogênicos que se multiplicando causando infecção;
- toxinfecção: ingestão de alimentos contendo microrganismos patogênicos que se proliferam, liberando toxinas capazes de causar danos ao organismo
Fatores que influenciam na contaminação dos alimentos e seus cuidados.
- Origem do alimento – Ter cuidados com cada alimento que for comprado saber exatamente a sua origem e todo o seu processo.
- Transporte – Saber como foi manuseado aquele alimento até o mercado, hortifrúti, etc. Ter todo o cuidado na hora de fazer esse transporte para que não ocorra nenhuma contaminação durante todo processo.
- Descongelamento – O ideal para um descongelamento adequado é sempre antes tirar de 24h do freezer e ai sim levar até o micro-ondas, além disso o maior cuidado, onde não deve-se congelar novamente o que já foi descongelado porque quando ocorre novamente o congelamento desse alimento, ele poderá ficar mais seco e além disso pegar facilmente uma bactéria patogênicas mais rapidamente.
- Manipulação – Um dos principais cuidados em manipular um alimento, é o uso de máscara, touca, higiene das mãos garantindo assim uma boa manipulação sem contaminação.
- Embalagem - É de suma importância que a empresa responsável por esse alimento conheça sua embalagem, seja ela feita em sacos plásticos ou em potes. O ambiente para essa fabricação tem que ter todos os requisitos que a Anvisa pede.
Principais contaminantes
- Salmonella spp. - gram-negativa, nao esporos, habita o trato gastrointestinal humano. os sintomas aparecem cerca de 12 a 36 horas após a contaminação
- Escherichia coli - gram-negativa, não esporogênica
- Clostridium botulinum - gram-positiva, formadora de esporos, causa o botulismo
- Listeria monocytogenes - gram-positivo, não esporulados,
- Staphylococcus aureus - gram-positiva, causa 45% das toxinfecções
outros: toxinas naturais (cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) e produtos químicos (chumbo, agrotóxicos)
Profilaxia
- Armazenamento correto
- Higienização dos alimentos, das mãos e dos utensílios
- Cozimento correto
- Manipulação (contaminação cruzada)
- Comprar comida pronta em locais com certificação
- Boas práticas de manipulação
...