O Poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público
Por: pc1256737 • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 969 Palavras (4 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito
Professor: Nélio Herzmann
Nome do aluno: Luiz Fernando da Silva
Data: 14 de Setembro de 2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".
Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)
Resposta
A definição acima está baseada na teoria tradicional dos três elementos do Estado:
- Coletividade(povo);
- Território;
- Poder Político(soberania)
_O conjunto humano ou Coletividade(povo) pode ser fácil entendido como elemento humano na formação do Estado, posto que não há Estado sem população, sem pessoas.
_Território é a delimitação territorial ou espacial que dará limite a soberania do Estado.
_Poder Político(soberania) é a capacidade jurídica e territorial de autodeterminação, fixando competências dentro do território estatal e limitando a invasão de outro Estado.
Fonte: SILVA JUNIOR, Nilson Nunes da. O conceito de Estado. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XII, n. 68, set 2009. Disponível em:
<>. Acesso em set 2015.
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).
Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)
Resposta
Atualmente sociedades feudais não existem mais.
Mas apenas como enriquecimento de nosso conhecimento podemos apontar algumas considerações sobre essa sociedade, tais como o apoio da igreja aja visto que se pensarmos em hierarquização e no sistema que a igreja mantinha era bem cômodo essa situação, porque a igreja defendia que Deus escolhia a condição para cada pessoa que viesse ao mundo.
Podemos também observar a sociedade capitalista que mantém de certa forma esse sistema, aja visto que médicos, advogados e empresários fazem seus nomes e seus sucessores herdam seus consultórios, clinicas, escritórios e empresas, e contra-partida a classe mais pobre, dificilmente se destacará ao ponto de se elitizar como os que já nasceram nessa elite.
As vantagens dessa herança podemos apontar em organização da sociedade, não para fins individuais e sim para um objetivo em conjunto que é a organização publica, que mesmo com disparidade social não podemos dizer que deixou de ter vantagens públicas.
As desvantagens é que a sociedade mesmo parecendo organizada socialmente falando, deixa classes sociais bem distintas, umas elitizadas e outras voltadas ao trabalho braçal e com poucas chances de subirem classes sociais.
3. Leia a seguinte afirmação:
...