O QUE É A ESTATÍSTICA
Projeto de pesquisa: O QUE É A ESTATÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaime28 • 8/9/2013 • Projeto de pesquisa • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
Relatório passo n°1 Atps Prof° Carlos Barbosa 1°A - Estatística Descritiva
Nós cidadãos pensamos que a estatística se concentra em apresentar tabelas de números em colunas esportivas e ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas,entre outros, ou quando muito associamos a estatística à previsão de resultados eleitorais. Mas estatístico de hoje não se limita a criar tabelas de dados e os definir graficamente. Pois á partir de 1925, com os trabalhos de Fisher, a estatística iniciou-se como método científico, então, o trabalho do estatístico passou a ser a ajuda a criar experimentos, interpreta-los e analisa-los, os dados experimentais e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Deste modo, podemos então definir estatística como sendo a ciência que se preocupa com a coleta, organização, apresentação, análise e interpretação de dado. A estatística descritiva se refere à maneira de apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e ao modo de resumir as informações contidas nestes dados a algumas medidas. É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o pesquisador, nas respostas dos “por quês" de seus problemas. E que para ela ser bem usada é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o pesquisador desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar.
1. CONCEITOS BÁSICOS
O QUE É A ESTATÍSTICA?
Podemos dizer, de uma forma bem simples, que:
ESTATÍSTICA é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
Tentando ser um pouco mais claro, podemos dizer que: ESTATÍSTICA é a ciência que estuda as técnicas necessárias para coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados, a fim de extrair informações a respeito de uma população.
POPULAÇÃO é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica.
AMOSTRA é uma pequena parte da População.
PARÂMETRO é uma característica numérica estabelecida para toda uma população.
ESTIMADOR é uma característica numérica estabelecida para uma amostra.
Exemplo: Fenômeno coletivo: eleição para governador do Estado do Pará. População: Todos os eleitores do estado. Parâmetro: proporção de votos de um certo candidato X. Amostra: grupo de 1.0 eleitores selecionados em todo o estado. Estimador: proporção de votos do candidato X, obtida na amostra.
Dentre os modelos estatísticos podemos destacar os seguintes:
CENSO é um levantamento estatístico (pesquisa) que abrange todos os elementos de uma população.
AMOSTRAGEM é o processo de obter as amostras, com a finalidade de fazer generalizações sobre a população sem precisar examinar cada um de seus elementos.
Principais propriedades do Censo: • Confiabilidade 100%
• Custo elevado
• Lento
• Nem sempre é viável
Principais propriedades da Amostragem: • Confiabilidade menor que 100%
• Mais barata que o Censo
• Mais rápida que o Censo
• É sempre viável
PARTES DA ESTATÍSTICA
Estatística Descritiva – é a parte da Estatística que atua com a organização e a apresentação dos dados.
ATRIBUIÇÕES DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA
• Obtenção ou coleta de dados – normalmente feita através de um questionário ou de observação direta
• Organização dos dados – consiste em ordenar e críticar os dados
• Apresentação dos dados – através de tabelas e gráficos
• Obtenção de algumas informações como médias, proporções, dispersões, índices que facilitam a descrição dos fenômenos observados.
Passamos a descrever os conceitos envolvidos em um estudo da Estatística Descritiva.
DADO ESTATÍSTICO é toda informação devidamente coletada e registrada. Todo dado se refere a uma variável.
informações (conclusões / tomada de decisões)
Análise e interpretação dos dados (usando técnicas estatísticas)
Coleta
VARIÁVEL é uma característica dos elementos de uma população ou de uma amostra, que pode assumir diferentes valores, sejam numéricos ou não, e que interessa ao estudo.
1.3.1 CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS
Variável Qualitativa: tipo de variável que não pode ser medida numericamente. Exemplos: cor dos cabelos, marca de refrigerantes, cor dos olhos, etc.
As variáveis qualitativas se classificam em dois tipos: - Variável Qualitativa Ordinal: quando seus elementos têm relação de ordem. Exemplos: colocação – primeiro lugar, segundo lugar, etc. conceito – ótimo, bom, regular, péssimo.
- Variável Qualitativa Nominal: quando seus elementos são identificados por um nome. Exemplos: cor dos olhos, marcas de carro, etc.
Variável Quantitativa: tipo de variável que pode ser medida numericamente. Exemplos: peso, altura, número de faltas, número de gols, etc.
Já as variáveis definimos que quantitativas têm as seguintes classificações: - Variável Quantitativa Discreta: tipo de variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável. Normalmente seus
...