O QUE É ESTATÍSTICA?
Trabalho Escolar: O QUE É ESTATÍSTICA?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jppg • 1/10/2013 • 1.961 Palavras (8 Páginas) • 328 Visualizações
O QUE É ESTATÍSTICA?
Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são pessoas que coletam esses dados.
O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.
A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
A palavra "Estatística" tem pelo menos três significados:
1. Coleção de informações numéricas ou dados,
2. Medidas resultantes de um conjunto de dados, como por exemplo médias,
3. Métodos usados na coleta e interpretação de dados.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
Exemplo:
Para avaliar a taxa de sucesso no primeiro semestre de um curso universitário com cinco disciplinas, foram inquiridos 50 alunos inscritos na totalidade dessas disciplinas. As respostas quanto ao número de disciplinas realizadas com aproveitamento por aluno foram as seguintes:
1 5 1 4 1 3 2 5 5 1 4 5 2 4 5
4 4 1 2 5 3 5 3 0 2 1 3 4 5 4
5 2 5 3 0 4 5 1 4 0 4 4 1 2 1
5 5 5 2 3
ESTATÍSTICA INDUTIVA
A estatística indutiva objetiva a generalização do que é estudado descritivamente, em subconjuntos, para o conjunto que as contêm.
A Estatística indutiva é a parte da estatística que baseando-se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirado. É através da estatística indutiva que podemos aceitar ou rejeitar hipóteses que podem surgir sobre as características da população, a partir também da análise da amostra representativa dessa população.
Exemplo:
Tendo-se concluído, que de uma amostra constituída por 1000 eleitores, 63.5% desses eleitores pensavam votar no atual Presidente da Câmara, pode-se mostrar que, com uma confiança de 95%, a percentagem de eleitores da População de onde foi recolhida a amostra se situa no intervalo [60.5%, 66.5%].
POPULAÇÃO
É o conjunto completo de todos os elementos que constituem o sistema em estudo. Ou seja, o conceito de população inclui a totalidade de medições, resultados, observações ou outros itens considerados em determinada análise estatística.
Conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum.
AMOSTRA
Amostra é um conceito de estatística que significa um subconjunto de elementos pertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população.
Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são representativas dessas populações, podendo levar nesses casos a inferências erradas ou ao enviesamento dos resultados.
AMOSTRAGEM
A amostragem é a técnica para obter uma amostra (parte) de uma população. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum. A coleta de uma amostra faz-se necessária quando se pretende saber informações sobre a população em estudo. O levantamento por amostragem apresenta algumas vantagens em relação ao levantamento de toda a população. A amostragem implica em custo menor e resultado em menor tempo. Há casos em que só a amostragem é conveniente, como testes de resistência de materiais.
AMOSTRAGEM ALEATÓRIA OU CASUAL SIMPLES
A amostragem aleatória simples é o tipo de amostragem probabilística mais utilizada. Dá exatidão e eficácia à amostragem, além de ser o procedimento mais fácil de ser aplicado – todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de pertencerem à amostra.
VARIÁVEL
Uma variável é uma característica qualquer de interesse que associamos à população ou à amostra para ser estudada estatisticamente. São chamadas assim porque apresentam variação de elemento para elemento na população ou amostra de estudo.
VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
As variáveis quantitativas são características que podem ser descritas por números, sendo estas classificadas entre contínuas e discretas.
- Variáveis discretas: a variável é avaliada em números que são resultados de contagens e, por isso, somente fazem sentido números inteiros.
Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
- Variáveis contínuas: a variável é avaliada em números que são resultados de medições e, por isso, podem assumir valores com casas decimais e devem ser medidas por meio de algum instrumento.
Exemplos: massa (balança), altura
...