Ensino De Pratica De Conjuntos Musicais
Por: Icaro Ferrari • 9/3/2023 • Projeto de pesquisa • 5.696 Palavras (23 Páginas) • 74 Visualizações
ICARO SILVA FERRARI - RA. 8146360 WAGNER ARREGUY CAMPOS - RA. 8133716
Licenciatura em Música
ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS, PRÁTICA DE CONJUNTO/BANDAS
Tutor: Profª Marialba Matos de Castro Claretiano - Centro Universitário
ILHÉUS - BA IPATINGA - MG 2022
ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS, PRÁTICA DE CONJUNTO /BANDAS
Resumo: O presente artigo busca relatar ao leitor uma breve explanação em torno do ensino coletivo de música/instrumentos musicais, bem como sua importância nas práticas, apresentando metodologias pedagógicas e relatos de experiências obtidas na prática de conjunto de banda. Procura relatar também o uso do método “Da Capo” e sua importância na formação de músicos, e o bem que faz para a pessoa humana no âmbito social e cultural, sendo capaz de influenciar até nos resultados de notas e empenho escolar. Assim sendo, o texto procura levantar experiências obtidas, tanto na utilização do método “Da Capo” e método “Suzuki”, quanto o autoconhecimento através de experiência dentro da própria orquestra e bandas. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é demonstrar a eficácia dos estudos de música em conjuntos, sua importância na formação de um bom músico e deste modo, para ser realizada, optou-se pela metodologia de estudo de revisão bibliográfica, onde serão utilizados artigos científicos, análise de projetos e depoimentos, na identificação de questões relacionadas ao tema.
Palavras-chaves: Práticas de conjuntos, Bandas, Método de Ensino Coletivo de Música “Da Capo”,"Suzuki", Metodologias Pedagógicas, Convívio Social e Cultural.
- INTRODUÇÃO
O tema abordado nesta pesquisa trata-se do ensino coletivo da música instrumental a partir de conjuntos/bandas musicais apontando crescimento de tais estratégias a partir de projetos sociais, escolas, conservatórios e universidades. É sabido que essa ideia promove interação social, dando espaço para um maior número de interessados em aprender música/instrumentos musicais, trazendo uma visão um pouco mais abrangente da música em escolas e projetos sociais. Essa pesquisa tem como objetivo ampliar o conhecimento referente ao ensino coletivo, onde proporciona mais autonomia, comprometimento além de ser essencial para a formação como seres humanos no convívio social e cultural. Nela será demonstrado métodos de ensino tanto autorais quanto alguns métodos conhecidos e sendo assim, conseguirá identificar as facilidades e dificuldades que cada aluno apresentará e, através de seus conhecimentos e preparos o docente saberá como ajudá-los, dando ênfase nos métodos de Kodály, Suzuki e Da Capo, onde o mais importante é o ensino de forma humanizadora e competente.
Falaremos sobre o ensino da música na educação, salientando a lei que fala sobre a importância da educação nas escolas e na vida do ser humano, pois a educação transforma vidas, e é feita para todos, sem desigualdade e sem exclusão social.
Assim, também buscando novos conhecimentos através de livros, palestras, revistas e artigos que foquem na educação brasileira e no ensino musical e suas ferramentas para melhor compreensão desta modalidade educacional musical, que valoriza a cultura, pois sabemos que em muitos lugares no Brasil, a educação musical se encontra em defasagem. Podemos enfatizar que o pedagogo Zoltán Kodály, procurava em primeiro plano valorizar a cultura do seu país, pois ele via que a população se encontrava analfabeta. Para ele, a formação musical vai além da formação técnica, mas que a música tem um importante papel na formação do homem como todo. Por meio desse pensamento de Kodály, podemos enxergar que a situação em nosso país, precisando melhorar a educação musical, reconstruir e revigorar o gosto pela cultura brasileira. Assim, daremos ênfase nesse método de Kodály, que além da valorização da cultura, proporcionará aos alunos autonomia na escrita musical, leitura, treinamento auditivo, rítmico, o canto e a percepção musical, aplicando em prática de conjunto.
Assim como informado no início do texto, existem muitas cidades do Brasil que se encontra em defasagem musical, ou seja, não tem essas oportunidades e trazendo esse projeto divulgando as apresentações dos alunos o que eles aprenderam, aperfeiçoaram, as apresentações em datas comemorativas da cidade e em cada mês, começaram a ganhar visibilidade tanto ao projeto quanto a cidade, vemos nesse momento a importância da tecnologia para o uso da divulgação. Contudo começaram a ganhar parcerias e consequentemente benefícios, oportunidades tanto para o projeto para se aperfeiçoar mais, quanto para a cidade em benfeitorias aos cidadãos. Esses benefícios aos alunos poderão ser bolsas de estudos em escolas de músicas, conservatório, faculdades ou em valores para que possam comprar um instrumento melhor ou matérias para os estudos, tudo para fazer com que os alunos possam valorizar o estudo da música e mostrar a eles uma oportunidade de trabalho. Porquanto, dependendo do seu conhecimento adquirido e os aperfeiçoando poderão ser os próximos educadores musicais.
Existem muitas cidades do Brasil que se encontram com grandes projetos na área da educação musical com a formação de orquestras e bandas. Um dos grandes exemplos que podemos citar e que tem reconhecimento nacional e internacional é o trabalho desenvolvido na Bahia (Neojiba), como também o Instituto Baccarelli e o Projeto Guri, com polos de ensino espalhados por várias cidades do Estado de São Paulo, como também projetos de algumas orquestras conhecida, OSESP, OSB, Orquestra da Petrobras Sinfônica, dentre outras. Nestes projetos são desenvolvidos métodos de estudos de prática de conjunto, que utiliza também o método como Da Capo e o Suzuki em sua formação musical inicial, além de métodos educacionais autorais, que professores utilizam para
melhor compreensão e facilidade no estudo da música, com uma linguagem que proporciona maior entendimento e interação, entre professor e aluno.
Portanto, esta pesquisa pretende mostrar de forma abrangente que a educação musical em ensino coletivo de música instrumento musicais de conjunto/banda, é funcional e importante na educação musical, mostrando alguns métodos de ensino musical que funcionam, como Da Capo, Suzuki e alguns métodos autorais e sendo assim, proporcionando uma educação de ensino de excelência e obtendo resultados positivos na formação profissional de músicos no Brasil.
...