A COMPARAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2010 QUE DEFINE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM O POEMA DE EDUARDO GALENO: O MUNDO
Por: Ivair Mota • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 401 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
ESTUDOS DISCIPLIRARES II
COMPARAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2010 QUE DEFINE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM O POEMA DE EDUARDO GALENO: O MUNDO
Ivair Pereira Mota - RA: 1717333
PIRAPORA - MG
2017
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS...........................................................................3
2 METODOLOGIA...............................................................................................4
3 QUESTÃO QUE SERÁ RESPONDIDA NO TRABALHO.................................5
4 POEMA: O MUNDO - EDUARDO GALENO....................................................5
5 PARALELO DO POEMA COM A RESOLUÇÃO Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2010QUE DEFINE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM O TEXTO DE EDUADO GALENO: O MUNDO...............................................................................................................6
6 CONCLUSÃO...................................................................................................9
REFERÊNCIA....................................................................................................10
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Saliento que o objetivo na construção e apresentação desse trabalho na Disciplina de Estudos Disciplinares II, será desenvolver uma reflexão e análise crítica e construtiva, a partir da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o pequeno texto de Eduardo Galeno, que tem como título: O mundo.
Interessante manifestar que o texto de Eduardo Galeno que será apresentado a seguir, tem uma perspectiva poética, por isso vejo que o autor coloca a educação numa visão mais romântica, idealista e utópica, entretanto, constato que as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, tem uma perspectiva mais formal e documental, pelo fato de serem ideias sistematizadas por especialistas da educação, tendo em vista, organizar uma metodologia lógica, científica e racional acerca dos métodos mais seguros e organizados, no sentido de serem implementados na educação das crianças, jovens e adultos, tanto para a formação de conhecimentos científicos e o pleno desenvolvimento integral do ser humano, desde os anos iniciais, até o término da Educação Básica que ocorrerá no Ensino Médio. Confesso que esse será o meu objeto de estudo e reflexão, durante o processo de confecção e apresentação do texto que irei construir como requisito obrigatório para a aprovação na disciplina.
A critério de contextualização dos conteúdos dos textos a serem analisados, vejo que embora os dois textos vão discorrerem acerca da educação, porém são vieses totalmente diferentes, sinto que no poema (o mundo) surge uma visão subjetiva da educação, entretanto, na Resolução aparece um aspecto formal, documental e objetivo do contexto educacional da sociedade brasileira.
METODOLOGIA
Manifesto que a metodologia que irei aplicar na construção desse trabalho será a seguinte: realizarei uma leitura corrida dos dois textos, depois uma leitura pausada e em seguida uma terceira leitura mais aprofundada, tendo em vista, atingir uma maior clareza em relação aos dois textos analisados e refletidos.
Manifesto que logo em seguida, delimitarei as ideias (conceitos) centrais do poema de Eduardo Galeno (o mundo) e da própria Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e a partir da minha compreensão, irei tecer o paralelo que existem entre os dois textos, por meio dos meus próprios comentários.
QUESTÃO QUE SERÁ RESPONDIDA NOTRABALHO
Leia a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e compare a leitura anterior com o pequeno texto a seguir: (O mundo), de Eduado Galeno. Logo em seguida, elabore um texto que destaque a diversidade expressa no documento e no texto lido. Pense na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.
POEMA: O MUNDO - EDUARDO GALENO
Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas. - O mundo é isso - revelou. – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogosbobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo. (EDUARDO GALENO).
COMPARAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2010 QUE DEFINE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARAA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O TEXTO DE EDUARDO GALENO: O MUNDO
Primeiramente quero manifestar a diferença de gênero que existe entre os dois textos que analisei e refleti. Um dos textos se trata de um poema, por esse fato, existe uma licença poética para o autor descrever a diversidade cultural e educacional entre os seres humanos de uma forma um tanto quanto romântica e poética.
Agora em relação ao outro texto, verifiquei que ele tem uma estrutura mais formal e documental, vejo que os especialistas da educação apresentam argumentos mais sistematizados e organizados, tendo em vista pensarmos como a educação deve ser organizada, desde os anos iniciais até o término da educação básica no Ensino Médio. Também constatei que além da educação de natureza formal descrita pelos especialistas por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, eles também apresentam que a educação tem que buscar desenvolver e formar os educandos de uma forma integral, ou seja, além das epistemologias (teorias de conhecimentos) que cada educando tem que estudar para o desenvolvimento dos seus saberes de natureza científica, há também uma preocupação com a formação integral dos educandos, em outras palavras, a educação tem como pressuposto desenvolver uma formação integral, no sentido de desenvolver e formar a cidadania, tendo em vista preparar as pessoas para o mundo do trabalho e ao mesmo tempo possibilitando formar cidadãos críticos e conscientes da realidade social, política, econômica, ideológica, cultural etc.
...