A PRÁTICA DE ENSINO
Por: Andiele Florenço • 22/1/2021 • Trabalho acadêmico • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
(PE:VAE)
POSTAGEM 2 – ATIVIDADE 2
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ANDIELE MAZANTE FLORENÇO – RA 2021950
POLO: SAPIRANGA - 2020
PCC 2° SEMESTRE: PLANO DE AULA
SOCIOLOGIA: 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMA: O TRABALHO E AS DESIGUALDADES SOCIAIS
TEMPO: 5 AULAS DE 50 MIN CADA
CONTEÚDO: AS RELAÇÕES DE TRABALHO
OBJETIVOS GERAIS:
- Analisar a formação e as transformações do mercado de trabalho no Brasil, sua conexão com a produção das desigualdades sociais e o reflexo que este tem na construção cultural do meio.
- Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
AULA 1: 50 MIN
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Construir uma melhor compreensão da vida cotidiana;
- Ampliar a visão de mundo e o horizonte de expectativas nas relações interpessoais com os vários grupos sociais;
- Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena.
RECURSOS:
- Quadro/ giz
- Caderno/Canetas/ lápis
METODOLOGIA: após a chamada, será escrito no quadro alguns questionamentos para investigação do conhecimento da turma, iniciaremos com uma conversa sobre o assunto e depois será copiado do quadro as respostas:
- O QUE É TRABALHO?
Resposta segundo o dicionário Aurélio: atividade física ou intelectual que visa algum objetivo; labor, ocupação. O produto dessa atividade, obra. Esforço, empenho.
Resposta segundo a sociologia: qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.
( http://pt.slideshare.net/leticiajahn/sociologia-o-que-trabalho)
- EMPREGO: uma ocupação remunerada por alguém com alguma QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA para tal, envolvendo as figuras do patrão e do empregado. Um dos elementos do conceito de emprego, portanto, é a existência de quem organiza o trabalho, o empregador, e de quem realiza o trabalho mediante uma remuneração, o empregado.
( www. Tudopedia.com.br/o-que-e-emprego.html|)
- Como surgiu o trabalho?
O conceito de trabalho é formado por elemento teológico que teve influência no ocidente greco-romano-helenístico chegando até nossos dias. Como mostra o livro de Gênesis (3, 17), depois de pecar o homem foi amaldiçoado, ficando condenado a extrair seu sustento do suor, do cansaço, do labor de seu trabalho.
A concepção de trabalho sempre esteve predominantemente, ligada a uma visão negativa. Na Bíblia, Adão e Eva, viviam felizes até que o pecado provoca sua expulsão do Paraíso e a condenação ao trabalho com o “suor do seu rosto”, à Eva coube também o “trabalho do parto”.
O termo trabalho é originário do latim tripalium ( tri=três + paliu= paus/ madeira), que era um instrumento de tortura, desse modo, trabalho significa torturado.
No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos, eram os que sofriam as torturas no tripalium, assim, quem trabalhava naquela época, eram as pessoas destituídas de posses.
A ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros, etc.
A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “ sentir dor, sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva, fazer uma atividade difícil, dura”.
Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, de aplicação das forças e faculdades humanas ( talento/habilidade) para alcançar um determinado fim.
(http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/)
TEMA PARA CASA: assistir ao filme “O PREÇO DO AMANH”, e observar alguns tópicos que deverão ser apontados num resumo crítico da obra e entregue na próxima aula.
TÓPICOS:
- COMO É A ORGANIZAÇÃO SOCIAL;
- COMO É CALCULADO O TEMPO;
- QUAL A LUTA ESTABELECIDA;
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita pelo comprometimento e participação dos alunos e comportamento de acordo com os combinados prévios ( respeito com os colegas e professora, saber ouvir e esperar sua vez e pontualidade).
AULA 2: 50MIN
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar as relações de trabalho com as desigualdades sociais;
- Registrar as conquistas de direitos trabalhistas e suas perdas com as reformas trabalhistas;
RECURSOS:
- Caderno
- Caneta/ lápis
- projetor
METODOLOGIA:
- Após a entrega dos resumos conversaremos sobre a compreensão dos alunos em relação ao tema de casa e as relações de trabalho atualmente, será passado slides para acompanharem as explicações.
TEMA DE CASA:
- Pesquisar como surgiu a CLT e fazer um trabalho contendo CAPA, INTRODUÇÂO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÂO e BIBLIOGRAFIA.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita pela participação dos alunos e comprometimento, participação e pontualidade. E a entrega dos trabalhos que valerá nota 10.
AULA 3: 50MIN
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Registrar as conquistas de direitos trabalhistas e suas perdas com as reformas trabalhistas;
- Compreender a evolução das leis do trabalho e a modificação econômica infligida a essas mudanças.
RECURSOS:
- SALA DE INFORMÁTICA
- Caderno
- Caneta
METODOLOGIA:
- Será disponibilizado aos alunos a sala de informática para terminarem as pesquisas, tendo a orientação da professora. Deverão fazer anotações para realização posterior de um trabalho de observação.
TEMA DE CASA:
- Delimitar um espaço de no máximo 5km, a partir da sua casa, e observar as relações de trabalhos existentes [ mercados, indústrias, prestações de serviços, recicladores urbanos ( funcionário, patrão, servidores municipais, etc)] todas as relações possíveis e existentes discutidas em aula. Registrar com fotos para exposição.
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO:
O trabalho consiste em OBSERVAR o meio em que o aluno está inserido e perceber sua relação com a comunidade em que vive. Não havendo a necessidade de interação, nem mesmo entrevista, apenas a observação da prática vinculada a teoria estudada.
...