No âmbito da disciplina de Educação Física do módulo
Por: Carolina Cordeiro • 16/3/2017 • Projeto de pesquisa • 604 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física do módulo 11 – Contextos e Saúde II, iremos realizar uma pesquisa acerca do esforço físico e a fadiga,
Esforço Físico e a Fadiga
O que é Esforço:
Esforço consiste na actividade exercida abusivamente ou não em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados. Fazer um esforço pode ser utilizando a força física, intelectual ou moral.
O que é Fadiga:
Fadiga é o cansaço extremo ou esgotamento, físico ou mental, causado pelo esforço repetitivo ou trabalho intenso.
Entre os principais sintomas de uma pessoa fatigada , estão a falta de concentração, irritabilidade, perda de apetite, dor de cabeça, excesso de sono, preguiça e fraqueza corporal.
O esforço feito de maneira incorrecta pode conduzir a vários tipos de fadiga como fadiga muscular, cronica, mental e adernal:
- Fadiga muscular- consiste no esforço abusivo perante os músculos podendo também ser causada pelas condições climáticas, tendo em conta também as condições das f8ibras musculares. Como forma de evitar este tipo de fadiga devemos manter uma alimentação saudável, exercer exercícios que levem ao fortalecimento das fibras musculares mantendo um ritmo adequado as nossas capacidades evitando o desgaste físico.
- Fadiga Mental – esta fadiga está interliga com o stress e com a fadiga muscular. Actividades que levem ao esforço excessivo da nossa capacidade mental ou a repetitiva acção da mesma actividade levais a fadiga mental. Os sintomas do esgotamento mental podem ser os mesmos que a fadiga muscular como dores de cabeça, irritabilidade e falta de concentração.
- Fadiga Cronica – as pessoas que sofrem de fadiga cronica sofrem de uma exaustão extramente alta, condição essa que não passa com um descanso perlongado. Este tipo de fadiga ocorre maioritariamente nas mulheres dos 30 aos 50 anos.
- Fadiga adernal -
Identificação dos sinais de fadiga e inaptação à prática
Existem vários factores que nunca devemos ignorar, pois podem ser sinais de fadiga, tais como:
- Cãibras;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade de concentração, perda de memória e esquecimento frequente;
- Ansiedade;
- Dores musculares;
- Descoordenação de movimentos;
- Alteração da capacidade coordenativa;
- Instabilidade emocional;
- Erros de execução;
- Aumento das hipóteses de contrair lesões;
- Diminuição provisória da capacidade funcional do praticante, incapacitando-o de poder manter a intensidade do esforço que vinha a realizar;
Relativamente à inaptação à prática, podemos também sentir os seguintes sintomas:
- Diminuição da força e da velocidade;
- Aumento do número de erros na execução;
- Incapacidade em realizar automatismos (rotinas);
- Grande dificuldade em realizar novas aprendizagens;
Riscos para a saúde /Método de prevenção
História da actividade física
Desporto e Atividade física
O que é desporto:
Desporto é toda a forma de praticar atividade física que, através da participação individual ou colectiva visa a competição.Acima do seu lado competitivo, os desportos são uma forma de entretenimento quer para os praticantes, quer para os espectadores.
O que é a actividade física:
A atividade física consiste em qualquer atividade ou exercício que tenha como consequência o gasto de energia.
Normalmente, a atividade física é uma capacidade que todos os seres vivosrealizam quando que se movimentam.No caso do ser humano, a atividade física pode ser pensada e propriamente organizada a fim de obter resultados específico, já que se considera que o exercício físico, permite eliminar toxinas e desperta componente químico que tem a ver com a satisfação pessoal.
A atividade física pode ser exercida ou realizada de diversas maneiras. Quando ela é involuntária ou não planeada, o simples fato de caminhar e realizar tarefas domésticas torna-se um exercício.
Por vezes, os conceitos de desporto e atividade física são confundidos, mas estes não são sinónimos. Assim, a atividade física é simplesmente uma prática, enquanto o desporto implica uma competência, sempre com vista num resultado e competição
Conclusão
Bibliografia / Webgrafia
https://www.significados.com.br/fadiga/
http://conceito.de/desporto
https://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto
http://queconceito.com.br/atividade-fisica
https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Educa%C3%A7%C3%A3o-Fisica-578363.html
...