ALFABETIZAÇÃO COM LUDICIDADE
Por: emerson9393 • 26/10/2018 • Seminário • 6.017 Palavras (25 Páginas) • 505 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
EMERSON FAUSTINO DA SILVA SANTOS
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
EMERSON FAUSTINO DA SILVA SANTOS
[pic 7]
ALFABETIZAÇÃO COM LUDICIDADE
Projeto de Ensino apresentado á Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção do título de pedagogo(a).
Orientador:
SANTOS, EMERSON, FAUSTINO. ALFABETIZAÇÃO COM LUDICIDADE. 24 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Olho D’água das Flores, 2018.[pic 8]
RESUMO
O projeto apresenta a temática, alfabetização com lúdico, agregando as experiências vividas nos estágios e experiências conquistadas ao longo de toda a formação acadêmica, Diante disso, a ação de intencionar a utilização de recursos didáticos e pedagógicos atuais, além de estratégias metodológicas e o reconhecimento de causa acerca da realidade educativa dos educandos e do professor, são percepções educativas que justificam a escolha da temática em estudo.
O problema está ligado às deficiências de aprendizagens, a carência de habilidade e competências que muitas crianças possuem ao ler, escrever e resolver questões de matemática básica.
Os objetivos são conhecer com se processa o processo de alfabetização das crianças através da ludicidade, compreender como os jogos e as brincadeiras podem possibilitar aprendizagens significativas às crianças e apresentar sugestões como deve ser a utilização dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil, avaliando também as contribuições que mesmos trazem para o processo de construção das aprendizagens das crianças.
Os conteúdos desenvolvidos estão relacionados ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática na modalidade educação infantil. diante ao apresentado, o trabalho desenvolve-se através de metodologias criativas, com usos de tecnologias Atuais e está avaliado de forma processual e diagnóstica. O projeto está embasado em pesquisas bibliográficas de mestres em Educação.
Palavras-chave: Alfabetização, Educação Infantil, Ludicidade, Jogos Brinquedos e Brincadeiras.
ABSTRACT
The project presents the theme, literacy with playfulness, adding the experiences lived in the stages and experiences conquered throughout the academic formation, In view of this, the action of intending to use current didactic and pedagogical resources, in addition to methodological strategies and the recognition of the cause about the educational reality of the students and the teacher, are educational perceptions that justify the choice of the subject under study.
The problem is linked to learning disabilities, the lack of ability and skills that many children have in reading, writing, and solving basic math questions. The objectives are to get acquainted with how the children's literacy process is processed through playfulness, to understand how games and games can make meaningful learning possible for children and to present suggestions such as the use of games and games in Early Childhood Education, contributions that they bring to the process of building children's learning.
The developed contents are related to the teaching and learning of Portuguese Language and Mathematics in the childhood education modality. the work is developed through creative methodologies, using current technologies and is evaluated in a procedural and diagnostic way. The project is based on bibliographical research of masters in Education.
Keywords: Literacy, Children's Education, Ludicidade, Games, Toys and Games.
SUMÁRIO[pic 9]
1. INTRODUÇÃO 05
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ................................................... 07
2.1 Percepções Educativas sobre Jogos, Brinquedos e Brincadeiras................. 07
3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 13
3.1 Tema e Linda de Pesquisa 13
3.2 Justificativa. 14
3.3 Problematização 14
3.4 Objetivos................. 14
3.5 Conteúdos... 15
3.6 Processo de Desenvolvimento 15
3.7 Tempo para a realização do projeto................. 16
3.8 Recursos humanos e materiais 16
3.9 Avaliação................. 17
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Freire (1996, p. 59), “Saber que deve respeito à autonomia do educando exige de mim uma prática coerente”. Essas palavras levam-nos a refletir sobre a necessidade de uma prática pedagógica que respeite a individualidade do aluno. “Para brincar de modo efetivo, as crianças precisam de companheiros de brincadeiras, materiais, áreas, oportunidade, espaço, tempo, entre outros” (MOYLES, 2002, p. 106).
Através das brincadeiras a criança pode expressar seus sentimentos, dúvidas e alegria, descobrir as regras do jogo, as emoções, sentimentos e novos conhecimentos; e principalmente o contato com outras crianças faz com que a própria criança possa viver melhor socialmente, ou seja, a brincadeira possibilita situações imaginárias e faz com que a criança siga regras, pois cada faz de conta supõem comportamentos próprios da situação, ao brincar com um tijolo de madeira fingindo ser um carro, por exemplo, a criança se esquece do objeto e só lembra o seu significado.
...