Inatismo Platônico
Por: Thory • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 4.723 Visualizações
Inatismo Platônico
Victoria Rebeca de Castro
O Inatismo Platônico refere-se à discussão apresentada por Platão em um suposto diálogo entre Sócrates e seus discípulos, momento antes de sua morte, narrado por Fédon a Equécrates (também discípulos de Sócrates). Platão (428-7 a.C. – 348-7 a.C), filósofo e discípulo de Sócrates (também filosofo), dá voz ao mestre em suas obras, pois Sócrates não publicara nenhum de seus ensinamentos, conforme o conhecimento que se tem.
Em Fédon, a discussão se dá primeiramente pela calmaria com que Sócrates estava lidando com o fato de que morreria em breve, este argumenta que não havia motivos a temer, pois a morte traria finalmente ao filósofo o que buscara toda a vida: o conhecimento em sua forma mais pura. Em vida, valer-se-ia de conhecimentos superficiais.
Através de Sócrates, Platão relata que “o nosso conhecimento é somente recordação”, e que, portanto é necessário que nossa alma tenha existido antes de receber a forma humana, sendo então imortal. Segundo ele, as recordações se estabelecem tanto por semelhança quanto por coisas dissímeis. Para que tais recordações sejam possíveis, Platão admite a existência de duas realidades, a que, segundo ele, “analisa com os sentidos é o visível e o sensível, e o que vê por si mesma é o invisível e o inteligível”. Assim, com o uso dos sentidos torna-se possível readquirir o conhecimento obtido no passado.
Ao ser convidado a argumentar melhor sobre o retorno da morte à vida, Platão faz com que Sócrates faça reflexões sobre o Bom e o Belo, e também sobre grandezas, usa o argumento do contrário, que diz que uma coisa nasce sempre de sua contrária nunca se tornando a coisa contrária. Em suas palavras: “se o imortal é indestrutível, a alma não pode ser destruída quando a morte se aproxima. Diante disso, a alma nem aceitará a morte nem ficará morta.”
Em suma, Inatismo Platônico é o termo designado à idéia de Platão de que o individuo nasce com o conhecimento e ao longo da vida apenas recorda-se dele.
Referência:
__ Coleção Os Pensadores, Platão, Nova Cultural, São Paulo, 1999.
...