A Integração Escola e Comunidade
Por: ezkias82 • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 509 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Curso:Geografia
Disciplina: Pratica de Ensino
Titulo: Integração Escola e Comunidade
Unidade 2
Nome: Ezequiel de Pádua R.Barbosa RA: 1440449
Polo: Capão Redondo
2015
Ezequiel de Pádua Rocha Barbosa
Integração Escola e Comunidade
UNIDADE 2
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de
Geografia, como um dos requisitos para a obtenção
da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade,
ministrada pelo (a) Prof. (a).Raquel Bokums.
Polo: Capão Redondo
2015
Sumário
1-Objetivos 4
2-Justificativa 4
3-Introdução 5
4- Desenvolvimento 6
5- Metodologia 7
6- Conclusão 7
7- Referências Bibliográficas 8
Polo: Capão Redondo
2015
OBJETIVO
A vital importância que a comunidade interaja positivamente com a escola, de forma participativa e democrática.
JUSTIFICATIVA
A integração com a comunidade tem participação ativa na definição, desenvolvimento da escola, por meio da atuação em conselhos escolares ou equivalente, provendo, uma abertura maior para participação da comunidade externa. Sendo assim este projeto visa fazer uma junção de conhecimentos de pessoas da comunidade, voluntários, docentes, para consolidar a ideia da sociedade ser mais participativa dentro do meio escolar.
Polo: Capão Redondo
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho aborda a importância da Interação da escola com a família no processo pedagógico para uma educação de qualidade e, para que se alcance esse por meio de reuniões, Conselhos e parcerias que realizem ações através de projetos e programas com instituições governamentais e privadas. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, na qual se percebeu que essa relação interativa é de suma importância , pois sendo a família o alicerce ético e moral do educando, deve em parceria com a escola - lugar privilegiado de informações e convivências – unirem forças para que o desenvolvimento do educando seja integral.Ficou claro que a comunidade sabe o quanto é importante e necessário se envolver em ações da escola que nela está inserida, e que a escola como instituição social deve proporcionar esse acesso, possibilitando que de fato uma educação de qualidade.
Polo: Capão Redondo
2015
DESENVOLVIMENTO
Pôde observar que existe certa distância, não somente entre a escola e a comunidade, mas também entre os alunos da escola caracterizada e a direção da mesma. Essa distância deve-se a uma possível falha na comunicação entre professores, alunos e direção. Fator possivelmente responsável pelo desinteresse, pela falta de expectativas concretas de um grande número de alunos em relação à escola. Faz-se necessário o estabelecimento de canais de comunicação entre alunos, direção da escola, escola e comunidade.Mas como estabelecer comunicação entre esses grupos? Quais os meios de comunicação adequados a serem utilizados para que haja uma comunicação eficaz?
O projeto sugerido é tão simples que parece não surtir efeito à primeira vista, mas a simplicidade. Na maioria das vezes é pratica e simplista.
A Idéia é colocar caixas de sugestões em espalhada sem locais estratégicos dentro e fora da escola, de maneira que sejam acessíveis aos alunos, professores e à comunidade em geral. As caixas de sugestões podem ser confeccionadas reutilizando caixas de papelão vazias revestidas de outro papel com uma pequena abertura, semelhante a um cofre, onde serão depositados bilhetes, que poderão ser, opcionalmente, identificados ou anônimos contendo sugestões, críticas ou elogios à escola. Em primeiro momento pensa-se que muitos não levarão a proposta a sério, não participando ou participando de maneira sarcástica. Mas com um pouco de paciência, insistência, divulgação e perseverança por parte da direção da escola, o projeto tem grandes possibilidades ter sucesso em objetivo com a comunidade
...