O Código de Hamurábi e a Constituição de 1988
Por: bia.aquino • 19/5/2018 • Projeto de pesquisa • 298 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
O Código de Hamurabi foi criado pelo rei babilônico de mesmo nome entre XVIII e XVII a.C. O código era um conjunto de 282 artigos cravados em uma pedra. Este foi muito importante para a formação e organização da civilização babilônica; Hamurabi teve como base para a criação do código a Lei Talião.
A Constituição de 1988 foi mais democrática em relação as outras, pois teve a participação do povo, através de abaixo-assinados e outras contribuições. O presidente do Brasil na época era José Sarney.
Irei fazer uma relação entre as partes selecionadas da constituição de 1988 e do Código de Hamurabi, analisando suas características e contrastando-as. O código apresenta leis que para nós, viventes de uma sociedade moderna imersa em valores cristãos, soam absurdas e exageradas. Temos que levar em consideração que tal Código foi criado em uma época, em um contexto e em uma sociedade totalmente distinta da nossa, e que para os babilônios, tais leis eram de grande importância, já que o Código de Hamurabi foi o primeiro conjunto de leis criado no mundo, e ajudou a Babilônia a expandir. O código trazia para a população babilônica o mesmo que a constituição nos traz: um conjunto de leis direcionadoras e que asseguram nossa “liberdade”, mesmo que, em alguns momentos, tais leis não nos alcance de forma íntegra e geral.
Sendo o Código ou a Constituição, seus ideais eram os mesmos: estabelecer ordem nas suas sociedades. O Código de uma forma mais radical (analisando por nossa lente ocidental e cristã) e a constituição de uma maneira mais “pacífica”, já que é cheia de valores liberais, característicos da modernidade.
...