ATOS DE FALA INDIRETOS NO FACEBOOK
Por: janemoreira690 • 27/10/2015 • Monografia • 9.125 Palavras (37 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO - CAMPUS DE PICOS
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/PORTUGUÊS
ATOS DE FALA INDIRETOS NO FACEBOOK
JANINE MOREIRA DE ALENCAR TAVARES
PICOS
2014
JANINE MOREIRA DE ALENCAR TAVARES[pic 4]
ATOS DE FALA INDIRETOS NO FACEBOOK
Monografia apresentada ao curso de licenciatura em Letras/Português, Campus Professor Barros Araújo – Picos (PI), da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, exigida como trabalho final de conclusão de curso, sob a orientação do Professor Dr. Vicente Lima Neto e coorientação da Professora Esp. Maria Do Carmo Martins Lopes.
PICOS
2014
Monografia apresentada ao curso de licenciatura em Letras/Português, Campus Professor Barros Araújo – Picos (PI), da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, exigida como trabalho final de conclusão de curso, sob a orientação do Professor Dr. Vicente de Lima Neto e da coorientação da Professora Esp. Maria do Carmo Martins Lopes.
______________________________________________
JANINE MOREIRA DE ALENCAR TAVARES
MONOGRAFIA APROVADA EM _______/_______/_______/
______________________________________________
Prof. Dr. Vicente de Lima Neto
ORIENTADOR
______________________________________________
Prof. Esp. Maria do Carmo Martins Lopes
COORIENTADORA
______________________________________________
Prof. Msc. Mônica Maria Braga Feitosa Gentil
1ª EXAMINADORA
______________________________________________
Prof. Esp. Margareth Valdivino Carvalho da Luz
2ª EXAMINADORA
[pic 5]
Ao meu bom Deus, toda glorificação e adoração, por dar-me a permissão de concluir esta etapa crucial na minha jornada existencial.
A minha família, por todo apoio e dedicação a mim dispensados.
AGRADECIMENTOS[pic 6]
- A Deus, por ter-me concedido o dom da vida, dotando-me de saúde e coragem para trilhar os caminhos que me levam à realização dos meus objetivos.
- Aos meus pais João e Josélia, pelo amor, carinho, incentivo e dedicação que a mim dedicam durante a vida.
- Ao meu filho Josué Carlos, por ser o meu combustível para ir à busca de dias melhores.
- Ao meu irmão Jéferson Francisco, por todo companheirismo, proteção e amor.
- Aos meus avós Matias Carlos (in memorian), Maria dos Prazeres, Luiz Tavares (in memorian) e Maria Adalgisa, por todos os ensinamentos, amor e orações feitas com a mais profunda fé, que sempre chegaram a mim nas horas mais necessárias.
- A minha tia Maria de Moura e sua família, que me acolheram nesta cidade, me ajudando sempre que precisei.
- A João Paulo Rodrigues, que foi responsável pela minha locomoção de Simplício Mendes a Picos durante todo o período do curso, sempre pronto a ajudar-me, dando-me bons conselhos e fazendo-me ver o valor da amizade.
- A Maria Gerusa e sua família, que me acolheram nos momentos difíceis da caminhada.
- A Francisca Maria e sua família, que estiveram ao meu dispor sempre que precisei.
- Ao meu amigo Cardoso, por todas as vezes que precisei bater à sua porta e fui recebida de braços abertos.
- Ao José João, por todos os conselhos, críticas construtivas e ajudas que me concedeu nas mais diversas circunstâncias.
- A minha amiga Ernanda Lima, pela amizade a mim destinada, sendo exemplo de pessoa e profissional que a cada dia me incentiva a querer ser uma pessoa melhor.
- A Nayra Jesuino, por ter me acolhido no momento crucial desta caminhada, mostrando-me o verdadeiro sentido da palavra “humildade”.
- A todos os professores que passaram pelo curso, nos transmitindo conhecimento e nos incentivando a prosseguir.
- A minha amadíssima professora Maria do Carmo Martins, por todos os ensinamentos, pelas críticas construtivas e por ser meu espelho de profissionalismo e dedicação.
- Ao meu amadíssimo professor Vicente de Lima Neto, que dividiu comigo seus conhecimentos, fazendo-me trilhar pelos caminhos certos da docência, sendo um exemplo de profissional humilde e coeso nas suas atitudes. [pic 7]
- A Mayara, Taiza, Ana Maria, Valéria, Domingas e Roberta, por terem sido minhas companheiras dentro e fora da universidade.
- Ao meu amigo Marcus Fecundes, pela amizade sincera e todo o apoio necessária no decorrer do curso.
- Enfim, a todos que estiveram junto comigo nesta caminhada, vibrando comigo a cada conquista. Muito obrigada.
RESUMO[pic 8]
Este estudo tem como objetivo a descrição de como se caracterizam os atos de fala indiretos do Facebook, considerando os seus aspectos linguísticos, que marcam a indireta, e os aspectos semânticos e pragmáticos. Como principais pressupostos teóricos para realização da pesquisa, escolhemos as teorias de Austin (1962) e Searle (1982), que nos deram embasamento para entender o conceito de ato de fala indireto. A metodologia utilizada estabelece que a pesquisa pode ser classificada como exploratória e também descritiva, pois, além de identificarmos os elementos linguísticos nos atos de fala, também descreveremos os seus aspectos semânticos e pragmáticos que servem para dar o sentido do contexto dentro de tais atos. A coleta do corpus foi feita através dos perfis dos usuários do facebook, fazendo o print das postagens, editando-as para assim haver a preservação da identidade dos autores das mesmas. Com os resultados obtidos, pudemos perceber que o universo dos atos de fala nas redes sociais é muito amplo. Com nosso campo de pesquisa que é o Facebook, conseguimos encontrar três categorias que envolvem os atos de fala indiretos, que são elas: as de marcas lingüísticas mais evidentes, as menos evidentes e as mais implícitas.
...