As Dicotomias Saussurianas
Por: Carolina Flores • 20/10/2018 • Abstract • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
As dicotomias Saussurianas/ Langue e Parole
- Quem foi Saussure?
Ferdinand de Saussure foi um filósofo e linguista suíço que além de estudar e colaborar com a linguística histórica e comparativa, contribuiu para a definição de um novo objeto de estudos para a Linguística.
- Livro “Curso de Linguística Geral” e linguística como ciência.
Nos anos 10, alunos da Universidade de Genebra participaram de aulas ministradas por Saussure, e a partir das anotações que fizeram, publicaram um livro que permitiu que a linguística se tornasse oficialmente uma ciência. O livro inspirado nas ideias de Saussure, “Curso de Linguística Geral”, foi publicado em 1916, três anos após sua morte.
3. A língua como objeto de estudos
Saussure viu a necessidade de estabelecer um objeto de estudos para a Linguística, apesar dessa tarefa não ter sido fácil.
Outras ciências que têm seus objetos previamente dados, como a botânica, por exemplo, que estuda cientificamente as plantas e algas que estão disponíveis no mundo para serem analisadas. Mas, e a linguística?
Segundo o Curso de Linguística Geral, a cada instante a linguagem implica ao mesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução. A cada instante ela é uma instituição atual e um produto do passado.
Portanto, qualquer que seja o lado pelo qual se aborda a linguagem, nenhuma parte oferece um objeto integral para a Linguística.
E então o livro apresenta o dilema: Estudar apenas um lado da linguagem e correr o risco de não perceber essas dualidades ou estudar a linguagem sobre vários aspectos e o objeto da linguística se tornar um aglomerado de ideias confuso.
Para Saussure a solução seria estudar a língua e tomá-la como norma de todas as outras manifestações da linguagem.
Ou seja, se colocarmos uma ordem, a língua vai estar na frente de todas as outras manifestações da linguagem. A língua é a norma, o ponto de partida.
- Dicotomias
Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como o bem e o mal, a alegria e a tristeza, claro e escuro e etc. Apesar de não haver referência a esse termo no Curso de Linguística Geral, é assim que se costumam chamar os pares que conceituam a linguística na visão de Saussure:
-Língua x Fala/ Langue Parole
-Sincronia x Diacronia
-Significante x Significado
-Sintagma x Paradigma
Entretanto, dentro das ideias de Saussure não devemos entender esses termos apenas como ideias divididas em duas, e sim conceitos duais definidos um relação ao outro, ou seja, um só faz sentido em relação ao outro.
- O que é Langue/Parole?
Para Saussure, Langue e Parole, que significam Língua e Fala, são opostos, pois a língua é coletiva/social e a fala é particular/individual.
A língua é um conjunto de convenções adotadas pela sociedade, e a fala é o uso dessa língua segundo as particularidades de cada pessoa.
Seguindo esse raciocínio, pessoas que falam a mesma língua conseguem comunicar-se porque, apesar dos diferentes tipos de fala, os participantes de um diálogo dominam o mesmo sistema de elementos linguísticos, ou seja, palavras, ordem da colocação das palavras na frase, vogais, consoantes, entre outras propriedades.
Por exemplo, podemos dizer: Amanhã vou à praia/Amanhã tô indo na praia/Irei a praia amanhã.
E apesar das formas de falar mudarem, existe uma ordem, um sistema, que é respeitado para que haja a compreensão.
E para Saussure, o objeto de estudos da Linguística deve ser esse sistema que forma a língua, e não a fala.
Quando se observa a língua do ponto de vista sistemático, o que se reconhece nela é uma estrutura. Na dicotomia língua e fala, Saussure separa os fatos de língua dos fatos de fala. Os fatos de língua dizem respeito à estrutura do sistema linguístico e os fatos de fala dizem respeito ao uso desse sistema.
- E o que é um sistema?
Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. Um conjunto é uma totalidade de elementos. Se estes elementos estão organizados, isto quer dizer que um elemento está em função dos outros, de modo que a sua função se define em relação aos demais elementos do conjunto.
- E quais são os elementos que pertencem ao sistema da língua?
São os chamados signos linguísticos, que é a relação entre um conceito e uma imagem acústica.
A língua é, portanto, um conjunto de signos que exprimem ideias e um signo se define pelos demais signos do conjunto.
...