As Dicotomias Saussurianas
Por: Ellen Vitória • 1/11/2021 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
as dicotomias saussurianas
A palavra dicotomia vem do grego e significa “divisão em partes iguais”. De acordo com a proposta saussuriana para os estudos linguísticos, a dicotomia se trata de um conceito interrelacionado a outro. As dicotomias comumente denominadas de saussurianas são: diacronia/sincronia, língua/fala e sintagma/paradigma. Por meio dessas dicotomias, Ferdinand de Saussure, faz uma contraposição com base em cada uma das duas partes da língua, a fim de estabelecer a metodologia para o estudo científico da langue.
- diacronia/sincronia
São formas distintas de abordar o estudo da língua. A diacronia vem do grego, diz respeito à dimensão temporal da língua, logo, na perspectiva diacrônica estudamos as mudanças que a língua sofreu em um determinado período de tempo. Já no estudo sincrônico da língua, incide nas características que a língua apresenta durante um período do tempo.
Diferenças entre os estudos diacrônico e sincrônico:
DIACRONIA SINCRONIA[pic 1]
-Apresenta a evolução que as -Apresenta características estáticas e palavras sofrem através do descritivas, referindo o estado da lín-
tempo, analisando transforma- gua naquele momento específico;
ções ocorridas até a palavra -Estuda apenas as variações da língua atual; que coexistem numa determinada -Apresenta características di- época, como variações regionais, nâmicas e históricas, retoman- sociais e situacionais.
do às origens das palavras.
- Língua/fala
Nessa dicotomia, Saussure reforça que a linguística tem a língua como objeto de estudo, definindo esse objeto como um sistema de elementos que forma um todo. A língua, por essa perspectiva, é um conjunto de elementos organizados sistematicamente, um em função do outro. A proposta de Saussure, com essa delimitação, é separar os fatos da língua dos fatos da fala.
- Paradigma/sintagma
Na linguística, Ferdinand de Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos. O encadeamento desses elementos é chamado de sintagma. É possível dizer que o paradigma é a percepção geral e comum de se ver determinadas coisas, seja um objeto, um fenômeno. Paradigmas podem ser considerados regulamentos ou regras que dizem duas coisas: quais são os limites, as fronteiras da problemática com qual se está trabalhando e como ter sucesso resolvendo questões dentro destes limites.
Sintagma é visto como uma unidade por uma ou várias palavras que, juntas, desempenham uma função na frase. A combinação das palavras para formarem as frases não é aleatória, precisamos obedecer a determinados princípios da língua. As palavras se combinam em conjuntos, em torno de um núcleo. E esse é o conjunto que vai desempenhar uma função no conjunto maior, que é a frase.
...