As Práticas de Ensino
Por: ArrebentaFolgado • 7/6/2022 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Aluno: Pedro Batista de Paiva
Turma: VB2
Desafios do ensino de inglês para os cursos técnicos integrados
No dia 07/01/2020, a discussão se inicia através da fala do professor Roberto com o objetivo de nos mostrar que o Instituto Federal de Brasília foi feito para ministrar cursos de formação inicial e de trabalhadores na área técnica, com o objetivo de capacitar, especializar e aperfeiçoar esses futuros profissionais, em todos os níveis de escolaridade, realizando pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções, com benefícios para a própria comunidade. A educação profissional faz com que o estudante tenha a capacitação de ser critico, conseguir enxergar o trabalho que ele faz dentro de um todo, podendo se adaptar as outras situações de trabalho e também ser um agente transformador, se formando um cidadão.
O professor Roberto disserta sobre essa filosofia do instituto analisando seu modelo e como é diferente do modelo encontrado nas escolas de línguas, por exemplo. Há diferenças entre os conceitos e situações encontradas nessas realidades. Segundo ele, em uma escola de línguas você se encontra em um ambiente em que está rodeado pelo ensino e aprendizado de línguas estrangeiras e exclusivamente ela. Já no modelo da educação profissional e tecnológica você se depara com um plano curricular que dispõe de diversas matérias além da língua que se está aprendendo e que nem sempre as estratégias usadas em uma vão funcionar na outra, tornando isso também um desafio para o professor. De acordo com o professor estes seriam os possíveis desafios que podem ser apresentados a um professor que vier de outros modelos de ensino: as múltiplas disciplinas, trabalhar com a língua inglesa junto a outras disciplinas propostas no currículo do curso, os diferentes níveis dos alunos em relação à língua, a quantidade de alunos presentes em sala de aula, se compararmos com a escola de línguas que possui um número menor dentro de sala e o trabalho em sala de aula com tópicos e temas básicos para que se possa ter um ponto de inicio no conteúdo fazendo essa inclusão com as outras matérias dos alunos para o ensino da língua.
Para finalizar a discussão, após a análise do professor sobre os modelos educacionais, ele diz a seguinte frase: “Quanto mais cedo nós entendermos que há essa diferença de natureza, vai ser mais proveitoso para nós conseguirmos alcançar nossos objetivos nesse contexto educacional.”.
...