Atps leitura e produção de textos
Por: manatur • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 310 Visualizações
[pic 1]
CURSO: LETRAS
ATPS de Leitura e produção de texto
Professora: Clélia Andrade de Paula
5º semestre
Ana Lívia Fernandes RA:35574454314
Daniele Rodrigues da Silva de Oliveira RA:9909147812
Edilene Macedo RA: 1299104484
Giuliano Rangel Braga RA:1299100972
Jessica Alves de Souza RA:3078360115
Marcio de Oliveira Rodrigues RA:3552596302
Campo Grande- MS
ETAPA 1
PASSO 1
Concepção de Leitura
Foco no autor:
“Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto é visto como um produto –logico- do pensamento (representação mental) do autor, nada mais cabendo ao leitor senão “captar” essa representação...”
Foco no texto:
“Nessa concepção de língua como código – portanto, como mero instrumento de comunicação – e de sujeito como (pre)determinado pelo sistema, o texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.”
Foco na interação autor-texto-leitor
“Nessa perspectiva, o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação. A leitura portanto é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente como base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização ...”
A interação: autor- texto- leitor
“A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, e seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor de tudo o que sabe sobre s linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra.”
Estratégias de leitura
“Essa concepção de leitura, que põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido...
Passo 2
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
O ato de ler é mais que decodificação de códigos, o texto é um lugar de interação, nos desperta emoções e sentimentos. Porem para estar aberto a isso precisamos usar nossos conhecimentos linguísticos, nossos conhecimentos de mundo e mais além as estratégias de leitura. Estratégias essas que tornam o autor e o leitor estrategistas na interação da linguagem.
A importância da leitura em nossas vidas são questões frequentemente discutidas, onde questionamos o porquê de ler? Para que ler? Como ler?
Todas essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes maneiras dependendo do pontos de vista.
A língua como representação do pensamento. Nessa perspectiva a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Língua como estrutura ou como código. Nessa perspectiva, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
Língua como interação autor-texto-leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente- se constroem e são construídos no texto.
A leitura é a atividade que nos tornam especiais, permitindo, graças a sua realização e posta em prática, por exemplo, interpretar uma poesia, um conto, isso no ponto de vista literário, mas também à leitura devemos a possibilidade de interpretar sinais, movimentos do corpo, dar ou receber educação, etc.
Ler e compreender, é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. Pois, se um aluno ao ler compreensivamente e a aprender a partir da leitura, ele estará aprendendo a aprender, de forma autônoma em uma multiplicidade de situações.
...