Prática de Ensino
Por: Natali Ferrazzoli • 23/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS: PORTUGUÊS E ESPANHOL
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2) RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE + PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Natali Ferrazzoli I. Otremba
RA 1108085
Guaratinguetá
2018
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1. Identificação
a) Nome: E.E Professor Joaquim Ferreira Pedro
b) Endereço: Rua Antonio Haddad, 703- Bairro Santo Antonio, Lorena- SP
c) Telefone: 3153 3335
d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2. Análise crítica do ambiente físico
A escola localiza-se em uma avenida de fácil acesso. Os bairros que rondam a escola são de pessoas humildes, de baixa renda. As vagas são dadas preferencialmente aos alunos do bairro e são bem disputadas, visto que a escola é conhecida por ser uma das melhores escolas estaduais da cidade, e possui Ensino Integral, proporcionando aos alunos várias experiências que outras escolas de regime normal não conseguem proporcionar.
Por se tratar de uma escola de Ensino Integral possui salas ambientes de todas as matérias ( Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Inglês), possui também quadra de jogos, laboratório de ciências, sala de multiuso, sala de informática, sala de leitura.
Cada espaço é aproveitado muito bem pelos professores e alunos. Um dos espaços que os alunos mais gostam é o laboratório de ciências, onde já foram feitas várias experiências químicas, de anatomia, onde os alunos exploram e aprendem de maneira prática aquilo que aprendem.
Todos os ambientes são amplos a acomodam bem todos os alunos, respeitando uma turma por vez.
Todas as salas foram elaboradas pelos próprios professores (decoração e disposição), cada professor trouxe para dentro da sala de aula um ambiente convidativo e estimulante, propiciando o aprendizado e interesse do aluno.
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
A biblioteca no caso seria a Sala de Leitura, é uma sala bem elaborada com um acervo muito adequado a faixa etária dos alunos. Uma professora especifica cuida e elabora atividades em parceria com outros professores. Trabalha também o game Superação Jovem, do Instituto Ayrton Senna.
Todos os alunos tem acesso e participam das atividades da Sala de Leitura, Laboratório de Ciências,etc.
Algumas fotos dos alunos nessas atividades:
[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
3. Características da gestão escolar
Tratando-se de uma escola de Ensino Integral (programa especial do Governo do Estado de São Paulo), na proposta pedagógica os professores trabalham com um Plano de Ação, e conta com todos os profissionais da escola para elaboração de metas, estratégias, metodologias. O Plano de Ação é definido no começo do ano, todos os professores e gestores participaram de maneira ativa na elaboração deste.
Existe um conselho de escola, um órgão colegiado que conta com a participação da gestão, dos professores, funcionários e alguns alunos. Possui um papel relevante na tomada de decisões da escola, principalmente em relação a gastos de verbas especificas que vem do Governo do Estado ou Federal.
Todos os documentos de proposta pedagógica existem como um modelo, um piloto a ser seguido, porém são feitos adequações de acordo com a realidade escolar.
Um exemplo: no Ensino Integral não há o Programa de Promoção Parcial, mesmo sendo um regimento padrão das outras escolas do Estado.
4. Organização administrativa e pedagógica
[pic 8]
Na escola são 8 turmas de Ensino Fundamental ciclo 2.
Calendário escolar de 200 dias letivos, conforme legislação da SEE.
Todos os professores e direção trabalham 40 horas semanais, sendo 6 horas para reuniões semanais. Os professores e gestão seguem rigorosamente o horário destinado a tais atividades.
Os planos de ensino são elaborados pelos próprios professores segundo cada especificidade de cada disciplina e de acordo com o currículo do Estado de São Paulo.
As avaliações são feitas através de provas mensais, bimestrais, trabalhos diversificados, avaliação diagnóstica e recuperação paralela.
O contato com os pais acontece via redes sociais que a escola possui, bilhetes entregues aos alunos e em reuniões mensais.
5. Outras atividades desenvolvidas pela escola
Além de possuir projetos como Escola da Família, a escola também possui atividades diversificadas como Projeto de Vida, disciplinas eletivas,orientação de estudo, protagonismo juvenil, clube estudantil, clube juvenil; que são projetos voltados para ajudar a produção do aprendizado.
A escola também possui grêmio estudantil que tem uma grande participação no desenvolvimento de alguns projetos e participa de algumas reuniões especificas com os professores e gestores.
6. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola
Por se tratar de alunos de baixa renda e famílias bem humildes, alguns encontram dificuldades de acreditar em uma vida melhor. Por esse motivo, foi feita uma semana especial, a “ Semana das Profissões ”, onde puderam contar com vários tipos de profissionais e palestras motivadoras, da qual pude participar e me envolver com os alunos.
Os alunos em geral gostam muito da escola e aproveitam muito o tempo em que estão estudando lá. Como vários ex-alunos saem diretamente para escolas técnicas (Etecs), principalmente os alunos do 9º ano tem uma perspectiva de que o aprendizado vivenciado facilite que eles ingressem em uma escola técnica também. Eles consideram a escola como uma escola rígida, porém gostosa de frequentar devido as atividades eletivas e experiências em laboratórios e projetos.
Projeto Pais na Escola
É importante que dois dos principais pilares da construção da humanidade estejam mais próximos. Família e Escola.
...