Prática de Ensino
Por: JESSICA SANTANA ALVES • 3/7/2018 • Relatório de pesquisa • 767 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL
UAB
Disciplina de Prática Pedagógica VI
1. Acadêmico: Jéssica Santana Alves
2. Professor Entrevistado: Jéssica Cristina de Souza Prestes
3. Resumo da Biografia do Entrevistado: Formada em Letras – Português/ Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no ano de 2013, desde lá sempre atuando na área da educação como professora de LEM – Espanhol na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
4. Local e data da entrevista: 23/05/2017
5. Perguntas (10 perguntas)
Quando você decidiu se tornar professor de espanhol?
R: Eu sempre gostei do idioma e depois que entrei na Universidade me identifiquei ainda mais. Fui além das aulas de Celem.
Como você se prepara suas aulas?
R: Preparo sempre de acordo com o norteamento do MEC, PCN e DNC, e também com a realidade da escola e do aluno.
Qual é a metodologia utilizada em sala de aula?
R: Normalmente faço uma mescla entre as metodologias: Abordagem da gramática e da tradução e Abordagem comunicativa, utilizando mais outras também, mas utilizo de acordo com a turma em que estou dando aula e também com as minhas experiências anteriores, que me dirão o que dará certo ou não e qual tipo de metodologia utilizar em determinada turma.
Encontra alguma dificuldade na sala de aula? Quais são?
R: As dificuldades encontradas são as mais variadas possíveis. O desinteresse do aluno é a maior dela. Por ser um Colégio de Campo não vejo dificuldades em relação a comportamento. Eles possuem uma educação boa, mas em relacão a aprendizado vejo bastante dificuldade. Além das faltas, devido as estradas mal cuidadas, dificultando o acesso faz com que interfira no aprendizado do aluno, não compreendendo muitas vezes a disciplina e tendo dificuldade a realizar as tarefas. Portanto, tenho de ter um esforço maior na mediação do conhecimento nessas turmas.
Como motivar alguém que tem apatia para aprender Espanhol?
R: A melhor forma é transformando a aula desagradável em algo interessante para os alunos. Trabalho muito com músicas, fazendo assim com que eles aprendam o vocábulario cantando.
Como seria uma primeira aula de Espanhol? O que o professor (a) dever ensinar?
R: Para uma primeira aula sempre trago uma apresentação. Exponho no quadro informações sobre mim, e eles terão de adivinhar do que se trata. Mas sempre escrevendo em Espanhol, para já irem criando o hábito. Depois disso trocarão informações sobre eles entre eles mesmo, e os colegas deverão adivinhar. É uma forma dinâmica para um primeiro dia de aula.
Como exercer a autoridade com prudência na sala de aula sem apelar ao autoritarismo?
R: Sou sempre uma professora amiga
...