TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Reflexões

Por:   •  26/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO – REFLEXÕES (PE: Refl)

ATIVIDADE 2: POSTAGEM 2

RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO

Wesley dos Passos Fricks / 1607582

Cachoeiro de Itapemirim – ES

2018

1 INTRODUÇÃO

Muito tem sido os desafios de um profissional de educação ao longo de décadas. No Brasil, por exemplo, foram várias tendências pedagógicas que influenciaram a educação e que ainda reflete à realidade vivida, o tradicionalismo.

A insatisfação com a clientela em relação à aprendizagem, com as políticas públicas de educação e, principalmente, com o salário faz com que alguns dos professores assumam posturas antiquadas, tornando-as inadequadas ao verdadeiro sentido do que significa educação.

Entretanto, o objetivo deste relatório é fazer uma descrição crítica ao cenário educacional vivido durante o estágio supervisionado, observando os conteúdos aplicados, as avaliações, as metodologias de ensino e, posteriormente, sobre a dimensão prática do curso.

2 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

        O estágio supervisionado compreendeu-se em dois períodos, de 02 de outubro de 2017 a 15 de dezembro de 2017, sendo observadas as turmas do 6º ao 9º Ano (Ensino Fundamental II) e de 16 de abril de 2018 a 18 de maio de 2018, com observação das turmas do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio, sendo ambos os estágios na E.E.E.F.M. “Antônio Jacques Soares” em Itapemirim – ES.

        Durante a observação foi notado o método de avaliações nas aulas de língua portuguesa:

TIPOS DE ATIVIDADES

TIPOS DE AVALIAÇÕES

E.F. II

Atividades impressas; atividades no quadro; leituras de livros e revisões de aulas anteriores; discussões do assunto-tema.

Avaliações tradicionais contendo questões de múltipla escolha e discursivas. Apresentações de trabalhos individuais e em grupos e projetos de leitura.

E.M.

Atividades impressas, postas no quadro, leituras de livros, fichamento de pesquisas literárias; discussões das leituras; atividades voltadas ao PAEBES anteriores; fichamento para produção de histórias em quadrinhos de diversos romances.  

Avaliações tradicionais contendo questões de múltipla escolha e discursivas; apresentações de trabalhos individuais e em grupos; projetos de leitura; aplicação do PAEBES; teatros; leituras encenadas; formação e apresentação da revista literária escolar.

        Durante a observação dos estágios foram constatados diferentes métodos de avaliações utilizados de diversas formas por diferentes professores. Por exemplo, na aplicação do PAEBES, que é uma avaliação emitida pela SEDU (Secretaria Estadual de Educação), não pode ser aplicada pelo mesmo professor de língua portuguesa e matemática, mas por outros professores de áreas diferentes.

        Quanto ao processo de recuperação existem as trimestrais e final, ou seja, o aluno pode recuperar sua nota durante o trimestre (são três trimestres), caso não recupere, este fará avaliação final com caráter de aprovação ou reprovação.

        Outro fator a ser mencionado é que cada professor, caso tenha uma jornada semanal de 25 horas, possui em torno de 5 horas de planejamento semanal, podendo ser avaliado pelo pedagogo da instituição. Este planejamento é distribuído durante a semana e de modo aleatório, conforme o calendário das aulas.

        As metodologias são múltiplas, isto é, os professores geralmente atentam para o método dialógico, frisando a participação dos alunos. Sendo assim, o profissional vai adequando o conteúdo conforme a vivência de cada educando. Portanto, durante os períodos de estágios foram observados que a maioria dos professores utilizou o data show, o que tornou a aula bem dinâmica e participativa, sendo um excelente recurso tecnológico para a aquisição da aprendizagem dentro de um espaço de 55 minutos-aula, aproveitando bastante o tempo.

        No tocante ao relacionamento professor-aluno, foi observada uma mutualidade de ideias e uma reciprocidade de respeito, principalmente nas aulas das turmas do 6º ao 9º, porém, nas aulas das turmas do ensino médio, houve alguns que demonstraram estar acomodados.

        É importante frisar que o estágio contribuiu para uma visão crítica de extrema aprendizagem, ou seja, as formas de atuação do professor profissional, dos alunos e da gestão democrática provocaram em mim reflexões de concordância e discordância, permitindo um aprofundamento de análises da instituição como um todo.

        Outro fator a ser mencionado é o relacionamento profissional com os alunos que é de grande respeito. Isso reflete à comunidade escolar, pois quando o educando encontra-se com problemas, quer seja por notas ou comportamento, é avaliada a compostura do tal mediante aos professores, equipe pedagógica e gestão escolar, permitindo um diálogo com o responsável do discente.

3 RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO

        As disciplinas de Prática de Ensino, Prática como Componente Curricular e Estágio Curricular Supervisionado foram de suma importância para o aprendizado, juntando a teoria com a prática. No início foram apresentados conceitos de educação (relatório de treze textos; observação e projeto; integração) e, posteriormente, dentro da própria teoria houve a ação a partir de Prática de Ensino Vivência no Ambiente Educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com