A Afetividade e Educação
Por: pedagogabarbarab • 12/3/2017 • Dissertação • 265 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Podemos fundamentar com os principais teóricos da educação como Piaget, Vygotsky e Wallon que enfatizam suas teorias com a relação entre afeto e cognição, pois o afeto é um grande laço que liga o professor e aluno, onde será relacionado auto estima, amor e valores, alem disso é preciso manter os laços entre educando e educador, escola e família.
O ambiente escolar é o primeiro ambiente fora do convívio familiar da criança e por isso o professor deve oferecer condições para que a criança se sinta segura. Deve-se considerar que a escola é a continuação do lar, devendo o educador contribuir para o desenvolvimento de seus alunos, e não só na transmissão de conhecimento teórico, pois o professor será influenciador, servirá como espelho para o aluno. É importante lembrar que o desenvolvimento humano não se dá somente nos aspectos cognitivos, mas nos afetivos também. O afeto se faz necessário para a formação de pessoas felizes que serão capazes de conviver com as adversidades do mundo.
Deve haver uma valorização da afetividade vinculada à educação infantil através das emoções, das relações humanas, do afeto e principalmente do perfil diferenciado do professor de educação infantil, pois este deve estar ciente que não é somente seus conhecimentos intelectuais que deverão ser passados aos alunos, e sim muito afeto também, para que no futuro a criança se torne um adulto que saiba lidar com suas emoções e tenha cativado dentro de si os melhores sentimentos, não esquecendo que bons exemplos e bons sentimentos farão um importante papel na formação do caráter e da formação dessa criança.
...