A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ORIENTADOR EDUCACIONAL E O CORPO DOCENTE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Por: Deboramaria33 • 13/2/2020 • Projeto de pesquisa • 4.530 Palavras (19 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
DÉBORA MARIA DE BARROS
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ORIENTADOR EDUCACIONAL E O CORPO DOCENTE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Feira de Santana-BA
2018
DÉBORA MARIA DE BARROS[pic 2]
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ORIENTADOR EDUCACIONAL E O CORPO DOCENTE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Universidade Candido Mendes (UCAM), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão, Supervisão e Orientação Organizacional).
Feira de Santana-BA
2018
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ORIENTADOR EDUCACIONAL E O CORPO DOCENTE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Débora Maria de Barros [1]
RESUMO
O Orientador Educacional faz parte do grupo de gestão de uma escola, é um profissional que atua juntamente com a equipe diretiva, professores, alunos e sociedade. O corpo docente da educação profissional apresenta um perfil diferente da escola regular e, portanto, precisa do conhecimento complementar da equipe pedagógica. O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de integração entre orientador educacional e o corpo docente nas escolas de educação profissional. Este estudo constitui-se em uma pesquisa bibliográfica e para o desenvolvimento do mesmo, buscou-se analisar dados de livros e artigos publicados em revistas, jornais e periódicos especializados que estão disponíveis na forma impressa e/ou eletrônica. Nesse sentido, observou-se que o papel do Orientador Educacional no ambiente escolar é realizar a mediação, ser um dinamizador que procura desenvolver seu trabalho de forma dialética e não fragmentada, com ações voltadas para potencializar a função da escola enquanto instituição com base no projeto político pedagógico, e que o corpo docente no âmbito da educação profissional tem vários desafios que vão além da educação em sala de aula, mas sim preparar o aluno para o mercado de trabalho, neste contexto, é possível perceber a importância de um trabalho em conjunto, de uma parceria para que o processo de ensino-aprendizagem seja o melhor possível.
Palavras-chave: Orientador educacional; educação profissional; integração na educação; formação docente em EPT.
INTRODUÇÃO
A educação vem vivenciando uma nova realidade e enfrentando diversos desafios, é preciso pensar e repensar nas formas de aprendizagem, sempre buscando meios necessários para que se possa cumprir sua função de ensinar, promovendo a tematização de conhecimentos básicos para formar cidadãos, lançando mão de práticas pedagógicas ancoradas em princípios como a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade, o respeito e a ética.
O mundo contemporâneo do trabalho exige profissionais com visão holística, que entendam da importância do sistema integrado em todas as áreas, e é desde a sua formação que esses conceitos são aprendidos.
Considerando as mudanças ocorridas em nossa sociedade, se faz necessário a utilização de um trabalho integrado em todas as áreas, principalmente num ambiente escolar de educação profissional, de forma a atender integralmente o educando e prepará-lo para assumir uma postura ética e cidadã em sua profissão. Ao refletir criticamente sobre a postura do orientador escolar e sua integração com toda a equipe docente, surge a seguinte problemática: Qual é a importância da integração entre orientador educacional e o corpo docente nas escolas de educação profissional?
Este tema apresenta-se relevante pois o trabalho integrado entre os elementos da equipe pedagógica e docente em qualquer instituição de ensino facilita a gestão participativa, o planejamento pedagógico, as práticas e didáticas, visto que muitos professores da educação técnica não possuem esse conhecimento pedagógico devido as especializações em áreas profissionais mais restritas e essa integração entre orientador e professor pode auxiliar no complemento de um processo ensino-aprendizagem mais eficiente, focando na facilitação desse processo tendo como resultado profissionais mais capacitados para o mercado.
Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de integração entre orientador educacional e o corpo docente nas escolas de educação profissional.
A educação escolar não pode se constituir num processo linear, mas precisa ser uma busca a partir da compreensão da realidade, refletindo sobre a integração do sujeito ao meio escolar e ao meio que vive.
Para relacionar a importância da integração entre Orientador e corpo docente nas escolas de educação profissional serão apresentados neste trabalho o papel do orientador educacional e suas diferentes funções, o papel do corpo docente das escolas de educação profissional, a análise do perfil do corpo docente nas escolas de educação profissional e por fim a relação entre o papel do orientador educacional ao papel do corpo docente analisando a importância da integração entre esses agentes do processo de educação profissional.
Entende-se por pesquisa bibliográfica a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes. Conforme esclarece Boccato (2006, p. 266), a pesquisa bibliográfica busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação. A revisão de literatura tem vários objetivos, entre os quais citamos: a) proporcionar um aprendizado sobre uma determinada área do conhecimento; b) facilitar a identificação e seleção dos métodos e técnicas a serem utilizados pelo pesquisador; c) oferecer subsídios para a redação da introdução e revisão da literatura e redação da discussão do trabalho científico. Portanto a metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa bibliográfica com pesquisa em livros e artigos publicados em revistas, jornais e periódicos especializados que estão disponíveis na forma impressa e/ou eletrônica. |
...