A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: CristianeSilva12 • 15/3/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.185 Palavras (9 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Guarulhos
PROJETO INTEGRADOR
MÁRCIA SILVA DE JESUS RA: 8529957759
A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ARUJÁ/SÃO PAULO
MAIO/2017
MÁRCIA SILVA DE JESUS RA: 8529957759
A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância Anhanguera.
ORIENTADORA : Lais Moraes Ossuna
ARUJÁ/ SÃO PAULO
MAIO/ 2017
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a minha mãe Maria da Glória, meu pai Francisco e meu esposo Mauricio que acreditaram na minha capacidade e no meu potencial, me incentivando nos momentos em que pensei que não iria conseguir.
Dedico a todos os meus amigos e familiares aos meus irmãos também
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar quero agradecer a Deus Que me deu a vida,por meio da qual pude chegar a este momento desafiador,agradeço pelas bênçãos que ele tem consedido em minha vida.
A minha mãe que é a minha heroína e exemplo de vida,agradeço pelos inúmeros conselhos e a educação que ela me deu,pessoa que sempre esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis em minha vida.
Ao meu pai, que sempre me aconselhou e me ajudou,também agradeço ao meu esposo que sempre esteve e está ao meu lado me ajudando e dando força pra continuar.
Dedico também aos meus irmãos Fábio e Francisco que acreditaram em mim e também na minha capacidade.
As professoras que sempre estiveram presente me auxiliando para o desempenho deste projeto e que contribuíram de forma direta e indireta para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional me tornando um educador.
SUMÁRIO
Resumo.....................................................................................................06
Introdução.................................................................................................07
Fundamentação Teórica..........................................................................08
Material e Método.....................................................................................10
Resultado do Discurso............................................................................12
Considerações Finais..............................................................................13
Referências Bibliográficas......................................................................14
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do brincar na educação infantil,visando identificar as influencias positivas da brincadeira em relação à aprendizagem da criança.Na educação infantil a criança vivência situações de aprendizagem ,desenvolvendo hábitos e habilidades e o jogo e a brincadeira oportuniza ricas trocas de experiências, ludicidade e aprendizagem. Ao brincar, a criança interage com outras crianças,sendo capaz de perceber-se como um ser no mundo.O objetivo desse projeto é fazer do brincar a base para o aprendizado,desenvolver o convívio social,respeitar a natureza da criança entre outras que favoreçam a educação.os conteúdos são a linguagem oral e escrita, matemática ensino da natureza e sociedade,música e artes e serão realizados no ao longo do bimestre. O referencial teórico baseia-se na construção do conhecimento, físico, cognitivo e social através de conceitos lúdicos, incluindo jogos e brinquedos interativos para a educação infantil reforçada teoricamente por autores como Piaget: trabalha com o jogo pela assimilação ou acomodação Vygotsky que vê no jogo a possibilidade de sempre estar numa zona pela busca do novo, Kishimoto que todo material pode ter o seu valor lúdico.
Palavras-chaves: Ludicidade,Escola,Jogos,Socialização e criança
INTRODUÇÃO
O tema do projeto é sobre ludicidade: o brincar na educação na educação infantil,baseando se na pesquisa referente ao uso de jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil,para chegar se a conclusão do quanto a escola precisa investir nesse tipo de ensino,pois coloca as características naturais da criança como base para o aprendizado cognitivo físico e social da mesma.
A criança é o foco principal do ensino da educação infantil,por isso é preciso usar de algo que a estimule ,que ela já conheça para ela venha a ter prazer na escola é um ambiente diferente e o professor pode torná-lo familiar,através de jogos brinquedos e brincadeiras além de todo desenvolvimento que será proporcionado.
Muitas das atividades desenvolvidas dentro da sala de aula são didatizadas,mecânicas bloqueando a imaginação e criatividade da criança e o lúdico só é proposto na hora do intervalo,hora em que o professor não se faz presente,então dessa forma não há um aprendizado significativo para as propostas pedagógicas então o projeto visa trazer a ludicidade para dentro da sala de aula como base de ensino e desenvolvimento da criança.
Vou introduzir três objetivos cognitivo,físico e social através de atividades lúdicas como a exemplo o brincar de roda onde as crianças desenvolve seu lado cogitivo ao memorizar cantigas desenvolvem também o físico através do rodar enquanto estão de mãos dadas mantendo uma sincronia e por fim a socialização que só pelo fato de estarem de mãos dada e se divertindo já estão aprendendo a se relacionar socialmente.
O referencial teórico fortalece a proposta ao defender a importância da ludicidade na educação infantil mostrando que ela sendo base para o ensino de crianças em sua primeira fase.
Na ludicidade,os jogos brinquedos e brincadeiras exercem seu papel se construtores do conhecimento,desenvolvendo a criança no sentido cognitivo,físico e social e para fortalecer ainda mais,autores como Vygotsky que conceitua o jogo comojogo em que a criança sempre esta em busca do novo,já para Piaget a criança pode estar num estado de assimilação,quando ela transforma objetos em algo imaginário ou acomodação quando ela se modifica,dependendo de sua ação diante do jogo,ela adquira conhecimento e Kishimoto defende que todo material que puder ser usado de forma lúdica,agrega conhecimento como um jogo
...