A Importância da Ludicidade na Educação Infantil
Por: boil2315 • 19/2/2022 • Trabalho acadêmico • 2.301 Palavras (10 Páginas) • 141 Visualizações
PEDAGOGIA
VALÉRIA DE OLIVERA GEREMIAS
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Campinas
2021
VALÉRIA DE OLIVEIRA GEREMIAS
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Trabalho apresentado à Anhanguera como requisito parcial à aprovação no 4° semestre do curso de Pedagogia.
para a obtenção de média semestral para as disciplinas:
Aprendizagem da Matemática; Fundamentos,
Organização e Metodologia da Educação; Infantil e do Ensino Fundamental; Corpo e Movimento; Educação de Jovens e Adultos; Ludicidade e Educação; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil e Letramentos e Alfabetização.
Tutor à Distância: Patrícia Luciana Pereira Sanches
Tutor Presencial: Renata
Campinas
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho possui o objetivo de apresentar a produção textual interdisciplinar individual do 4 semestre do curso de pedagogia da instituição Anhanguera, que tem como temática: “A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.”. Ao decorrer do desenvolvimento será mostrado soluções para a situação geradora de aprendizagem proposta.
Solução baseada na ludicidade, transmitindo o conhecimento através de brincadeira e jogos, onde as crianças se divertem e aprendem ao mesmo tempo.
Isto porque a ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação. O brincar desempenha um papel extremamente importante na constituição do pensamento infantil. É através dele que se inicia uma relação cognitiva do indivíduo com o mundo de eventos, coisas símbolos e pessoas que o rodeia.
DESENVOLVIMENTO
A infância no período histórico foi marcada por discriminação social e a ignorância dos adultos. As crianças não eram tratadas como crianças, não tinham direitos e sim deveres. Segundo (Kishimoto 2003 p. 225 )”A criança de zero a 6 anos foi objeto de atenção nesses 500 anos, sobretudo por inspiração da igreja, no início do
processo de colonização, predominou a assistência social a infância.
Essa mesma assistência que atravessa décadas e insiste em permanecer até os dias de hoje, fazendo da educação infantil nível de ensino em constante transformação e desafios.
A educação infantil no Brasil, iniciou em 1875 como asilos infantis, jardim de infância e orfanatos, mas com a chegada das pesquisas e métodos passou- se uma outra visão a respeito da criança. A partir das descobertas dos filósofos Piaget, Vygotsky é Froebell a aprendizagem acontece.
Através da constituição de 1988, o atendimento em creche e pré escola torna- se dever do estado. Logo com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a fazer parte da educação básica. Senado reconhecida ela passa também a ser obrigatória para crianças de 4 a 7 anos.
A primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré- escola muita das vezes é o primeiro momento em que as crianças se se separam dos vínculos afetivos familiares. Nesse momento as creches e pré- escolas acolhem as crianças junto com suas vivências familiares, a partir daí é necessário
...