A Monografia Pedagogia
Por: Roberta Bottino • 4/10/2021 • Monografia • 4.633 Palavras (19 Páginas) • 191 Visualizações
- INTRODUÇÃO
- - APRESENTAÇÃO DO TEMA
A proposta de estudo aqui apresentada teve como base experiência do autor na área de Pedagogia Empresarial, atuando em uma empresa de recrutamento e seleção na qual havia treinamentos específicos para determinadas áreas, como culinária e organização do ambiente doméstico. Era a pedagoga quem organizava todas as atividades: tanto as ações para qualificar o treinador e para aplicar um treinamento especifico, quanto a definição do local para aplicar determinado treinamento e o tipo de treinamento. O treinamento era aplicado para qualificar as domésticas. A porcentagem de aprovação no treinamento pelas empregadoras era oitenta por cento. Foi constatada a importância do treinamento dentro de uma empresa, independente do seu segmento. Também era passado para cada candidata um treinamento de Ética e Postura, que especificava como devia se comportar na casa dos clientes.
A pedagoga explicava cada detalhe para evitar erros ou reclamações. Ela tinha um ótimo retorno: muitos elogios pela educação e responsabilidades das empregadas. A maior dificuldade encontrada pela pedagoga nos treinamentos era a falta de escolaridade de boa parte das domésticas. Por isso, elas tinham muita dificuldade para entender alguns pontos que eram ensinados. Os conteúdos tinham que ser repetidos inúmeras vezes, atrasando o fim do treinamento. As que não conseguiam entender mesmo com as várias explicações, ficavam depois do horário, até alcançar o resultado esperado.
A experiência mostra que nas empresas da atualidade, o treinamento é imprescindível para possibilidade de crescimento do trabalhador.
Por isso, investigou-se o seguinte problema: “Quais os desafios vividos pelos pedagogos para implementar práticas educativas no interior das empresas?”
São parte do projeto o objetivo geral: Compreender os desafios vividos pelos pedagogos para implementar práticas educativas transformadoras no interior das empresas.
- – OBJETIVOS
Caracterizar o contexto econômico e político;
Caracterizar as empresas da atualidade;
Identificar a atuação do pedagogo na implementação de treinamento nas empresas da atualidade;
Caracterizar as práticas transformadoras no interior das empresas
Identificar os desafios vividos pelo pedagogo da atualidade;
- - QUESTÕES NORTEADORAS
Como se caracteriza o contexto do mundo do trabalho?
Quais as características das empresas da atualidade?
Como se caracterizam a atuação do pedagogo de implementação de treinamentos no interior das empresas da atualidade?
O que são as propostas de educação profissional transformadoras?
Quais os desafios vividos pelos pedagogos da atualidade?
- - JUSTIFICATIVA
Neste sentido, justifica-se esse estudo como forma de chamar atenção para as questões políticas da educação profissional e a necessidade de transformação da prática pedagogica realizada nas empresas da atualidade.
Essa pesquisa tem como público alvo pedagogos em formação, pedagogos que atuam ambientes não escolares.
O que é pretendido passar a esse público é a importância da atuação pedagogo nas organizações não escolares. Cabe a eles educar os funcionários de forma emancipadora, desenvolvendo práticas transformadoras, formando para a autonomia, a liberdade intelectual e política para atuar na sociedade e no mundo do trabalho.
Inicialmente, será apresentado um breve histórico da Pedagogia Empresarial e o contexto econômico e político.
Em seguida, serão caracterizadas as empresas da atualidade, que as destacam como empresas modernas e hipermodernas. Sendo as modernas vistas como empresas que se desenvolvem políticas positivas do bem-estar dos trabalhadores e que não se limitam a tratar dos conflitos, mas se antecipam a eles, tendo em vista oferecer vantagens aos funcionários, de modo a evitar os conflitos. E as hipermodernas caracterizadas como empresas de grande porte, conseguem a adesão de seus membros, por meio da influência sobre as estruturas inconscientes da personalidade dos indivíduos e da oferta de maiores benefícios que cooptam os trabalhadores ao projeto da empresa.
Também será caracterizada a atuação do pedagogo nas empresas da atualidade implementando treinamento, que mostra a exigência de um novo perfil profissional com um nível de qualificação cada vez maior. Estas características parecem reforçar aptidões cognitivas e conhecimentos teóricos. A valorização recai sobre o raciocínio, capacidade de aprender, capacidade de resolução de problemas e capacidade de tomada de decisão, entre outras. O profissional precisa ser flexível, conhecer a área do RH, ter um bom relacionamento interpessoal, ser comprometido, ter boa comunicação, saber administrar conflitos, ser criativo, gostar de trabalhar com pessoas, saber trabalhar sobre pressão, ter eficiência, ser organizado e entre outros.
Serão identificadas, ainda, as práticas transformadoras no interior das empresas, que caracterizam a proposta do currículo integrado, em uma perspectiva da formação politécnica e omnilateral dos funcionários. O currículo integrado defende que o que se aprende deve possibilitar à classe trabalhadora compreender a realidade além da sua aparência, dando então, o desenvolvimento de condições para transformá-la em benefício das suas necessidades.
Também serão identificados os principais desafios enfrentado pelos pedagogos nas empresas da atualidade, mostrando que a relação do pedagogo somente no âmbito escolar ainda é grande e que é um grande desafio a ser superado pelo profissional, mostrando o crescimento do pedagogo nas empresas, como um profissional que sabe lidar melhor com o público.
- BREVE HISTÓRICO DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL
Segundo De Luiz (1995) exigências das empresas se iniciaram na década de 1970, com a chegada de novas tecnologias ao mercado de trabalho. Os trabalhadores não estavam preparados para o desenvolvimento das empresas, por isso inseriram os requisitos de profissionalização, para que estes pudessem acompanhar as mudanças. Mas infelizmente, as instituições de ensino também não estavam preparadas para providenciar a profissionalização desses trabalhadores. Nessa época, a formação do profissional começou a ter sua área definida no mercado de trabalho, por intermédio de treinamentos ministrados por instituições ou pela própria empresa.
...