A POPULAÇÃO IDOSA EM NOSSA SOCIEDADE
Por: maria miliano • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
A POPULAÇÃO IDOSA EM NOSSA SOCIEDADE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................4
3 FORMULAÇÃO DOS OJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS ..................................4
3.1 - GERAL.................................................................................................................4
3.2 - ESPECÍFICOS.....................................................................................................4
4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................4
5 METODOLOGIA.......................................................................................................4
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA......................................................................................5
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA...............................................................................6
8 ORÇAMENTO...........................................................................................................6
9 RESULTADOS ESPERADOS...................................................................................7
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem como principal objetivo fazer um projeto de pesquisa bibliográfica para apontar quais os problemas a população idosa ainda enfrenta na atualidade e quais as medidas do atual Governo com relação aos idosos correlacionando o Estudo Social, Conferências e Políticas Sociais.
Pretende-se também explicar como funciona a Política de Assistência Social para a pessoa Idosa, Identificar e descrever qual o principal benefício que as pessoas idosas têm direito e descrever alguns desafios trazidos pelo envelhecimento.
A população alvo e o objeto de estudo deste trabalho são a população idosa do nosso país.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Suporte de Proteção Social ao Idoso, seus benefícios e desafios na terceira idade.
3 OBJETIVOS
3.1 - GERAL
Revelar quais são os problemas que a população idosa ainda enfrenta na atualidade, e quais as medidas do atual Governo para amenizar essa situação.
3.2 – ESPECÍFICOS
• Explicar como funciona a Política de Assistência Social para a pessoa Idosa;
• Identificar qual o principal benefício que as pessoas idosas têm direito;
• Descrever os desafios trazidos pelo envelhecimento.
4 JUSTIFICATIVA
A escolha deste Projeto justifica-se pela curiosidade em conhecer melhor quais são os desafios que as pessoas idosas enfrentam, os benefícios quais eles tem direito, como funciona o suporte de proteção ao idoso e quais as medidas estão sendo tomadas pelo governo para que esses idosos tenham uma velhice tranquila.
5 METODOLOGIA
Os dados analisados nesse projeto bibliográfico foram obtidos através de pesquisas em sites e levantamentos bibliográficos.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os principais problemas que a população Idosa ainda enfrenta na atualidade em nosso país, além da saúde há outros problemas que ainda são comuns no seu cotidiano como: a falta de emprego, o abandono da família, a depressão e as dificuldades em aderir aos processos de aposentadoria e aos planos de saúde, e por todos esses problemas a população está exigindo do País uma adequação das políticas públicas voltadas para o idoso.
O atual Governo vem tomando algumas medidas com relação aos idosos e a busca pela melhoria de vida dos mesmos Criando o Observatório Nacional da Pessoa Idosa que é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz. Este Observatório tem como objetivo de subsidiar o plano de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, que estabelece planejamentos, estratégias, organizações e avaliações do problema.
A Política de Proteção de Assistência Social para a pessoa Idosa
funciona com a autonomia da Constituição Federal de 1988 que compõem a nova institucionalidade da proteção ao idoso no Brasil, a Assistência Social destaca-se como importante fonte de melhoria das condições de vida e de cidadania desse estrato populacional em irreversível crescimento, e a Seguridade Social, reunindo os serviços e benefícios nas áreas de saúde, previdência social e assistência social assegurando a todos os brasileiros o acesso à proteção social contributiva e não contributiva
...